Bolieiro reitera que mais vale “excesso de prudência” que negligência na ação

© JF

O presidente do Governo regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reiterou hoje, 24 de março, à chegada à ilha de São Jorge, que mais vale, a propósito da situação sísmica na ilha, haver “excesso de prudência” que negligência na ação.

“Quero deixar uma palavra de satisfação e congratulação à população” jorgense, disse na chegada à ilha.

“Apesar dos eventos não terem sido ainda dramáticos no sentido de provocar danos, é bom estarmos vigilantes e, neste caso, antes com excesso de prudência do que com negligência na ação”, acrescentou.

Deixando “gratidão e reconhecimento” a todos os que têm trabalhado a propósito desta crise, como as autarquias de Velas e Calheta e a Proteção Civil, José Manuel Bolieiro sublinhou ainda que o Governo regional está a “otimizar a capacidade instalada” para auxiliar a população, nomeadamente a nível de assistência social.

Após a chegada à ilha, o presidente do Governo reuniu-se com o presidente da câmara de Velas, Luís Silveira, tendo recebido mais informações e dados sobre a atual crise sísmica em São Jorge.

Desde as 17h00 do dia 19 de março que foi detetado um aumento significativo da frequência da atividade sísmica na ilha de São Jorge, situação que se mantém até este momento.

Foram registados mais de 1.800 sismos naquela zona do arquipélago, com epicentros distribuídos numa direção próxima do alinhamento da ilha, entre Velas e o Pico da Esperança. As magnitudes variam entre 1.2 e 3.6, tendo o maior sismo ocorrido nas primeiras horas da crise sísmica.

A origem da sismicidade pode estar relacionada com a ascensão de magma num dique magmático, fenómeno esse que provoca fragmentação das rochas em profundidade o que se traduz em libertação de energia elástica sob a forma de sismos.

A Proteção Civil dos Açores ativou o Plano Regional de Emergência devido à elevada atividade sísmica que se regista em São Jorge e os planos de emergência municipais dos concelhos de São Jorge, Calheta e Velas, também já foram ativados.

DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário