Bolieiro inicia visita aos EUA com encontro em Massachussets

© GRA/MIGUEL MACHADO

O presidente do governo regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, iniciou uma visita oficial aos Estados Unidos da América com um encontro com a governadora em exercício do estado de Massachussets, Karen Polito, tendo mantido também diálogo com “prestigiados políticos lusodescendentes” naquele estado.

Na Massachusetts State House, José Manuel Bolieiro e a comitiva açoriana foram recebidos pelo senador Michael Rodrigues, luso-americano de terceira geração.

“Uma visita do presidente do governo dos Açores não pode dispensar uma relação direta com os concidadãos de origem portuguesa e açoriana e com a sua história de sucesso na cultura, na economia ou na política”, declarou o presidente do governo aos jornalistas, num encontro em que também marcou presença António Cabral, nascido na ilha do Pico e membro da câmara dos Representantes.

Para José Manuel Bolieiro, é fundamental haver uma “proximidade estratégica” entre a região e os políticos eleitos nos Estados Unidos tendo em vista uma “integração plena dos açorianos” naquele país. O “sucesso de integração” destes dirigentes políticos foi enaltecido pelo presidente, prova da “integração plena” destes “bons amigos” na sociedade americana.

José Manuel Bolieiro é o convidado de honra das grandes festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra deste ano. Nestes dias de trabalho nos Estados Unidos estão ainda previstas, por exemplo, para além da participação nas festas, a apresentação do projeto editorial Bellis Azórica, para a edição americana de obras emblemáticas da literatura açoriana, ou a visita a uma exposição evocativa do pintor Domingos Rebelo, em New Bedford.

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário