Bolieiro defende valorização dos recursos humanos afetos ao turismo

© MIGUEL MACHADO

O presidente do governo regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu, por ocasião do Dia Mundial do Turismo, que a região deve continuar a posicionar-se como destino de “desenvolvimento sustentável”, assegurando “genuinidade e manutenção do património” como marcas distintivas.

“Temos um compromisso convicto com a nossa história, a nossa identidade e aqueles que são os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas”, declarou o presidente do governo.

Assinalada a efeméride na fábrica de Chá Gorreana, na Ribeira Grande, o governante lembrou que há que “saber cativar” profissionais para o setor, com “melhores remunerações” e “formação contínua”.

“Quando nos queixamos da falta de mão-de-obra, temos de considerar que há necessidade de qualificação de recursos humanos, mas também há uma responsabilidade de saber cativar”, afirmou, sobre este ponto.

Para cativar trabalhadores, acrescentou ainda, é preciso garantir aos futuros e aos atuais, “para que não desistem da sua intervenção, motivação e realização pessoal e profissional na sua carreira com melhores remunerações, com qualificação e formação contínua e com obviamente tempo de lazer.”

José Manuel Bolieiro reiterou ainda o “pensamento estratégico indeclinável” no campo do turismo de não ser “adulterada” a “identidade e a natureza” dos Açores, havendo “total comprometimento com a preservação e valorização” na “natureza, identidade e história.”

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário