Bispo reconduz equipa formadora no Seminário Episcopal de Angra

Seminario-Episcopal-Angra-Açores

O Seminário Episcopal de Angra passa a ter, a partir do próximo ano letivo, um vice-reitor, o Pe Ricardo Henriques, que acumula estas funções com as de secretário e Professor de Sagrada Escritura, Grego, Música e Comunicação Social, apurou o Portal da Diocese no documento que contém as nomeações feitas pelo Bispo de Angra para o próximo Ano Pastoral.

Esta é a principal novidade ao nível da equipa formadora que continua a ser liderada pelo atual Reitor, Pe Hélder Miranda Alexandre e a ter como seus mais diretos colaboradores os padres Gregório Rocha, como Diretor Espiritual e José Júlio Rocha como Perfeito de Estudos.

Os membros da equipa formadora, que residem no Seminário, são responsáveis igualmente pela lecionação de várias disciplinas.

O Reitor acumula a direção da Casa com o ensino nas disciplinas de  Direito Canónico, Latim, Metodologia Didática e Antropologia Filosófica; Mons. Gregório Rocha, ministrará as disciplinas de Teologia Sistemática, Liturgia e Introdução ao Cristianismo e o Pe. José Júlio Rocha as disciplinas de Teologia Moral, Sacerdócio e Educação Física.

Da equipa nomeada pelo Bispo de Angra para o Seminário constam ainda as reconduções dos Padres Adriano Borges, como Ecónomo e Professor de História da Igreja, Arte e Arqueologia e Administração Paroquial; Hélder Fonseca Mendes, como Professor de Teologia Pastoral (Fundamental e Especial); Jaime Silveira, como Professor de Filosofia e História da Filosofia; Mons. José Soares Nunes como Professor de Teologia Espiritual, Documentos Conciliares e História das Religiões; João Maria Mendes, como Professor de Direito Público Eclesiástico;  Teodoro Medeiros como Professor de Sagrada Escritura, Literatura Hebraica e Grego Bíblico e o Diác. Luís Rafael Carmo, reconduzido como Professor de Patrologia e Latim.

Depois da primeira e única visita pastoral efetuada ao Seminário, durante os 18 anos de episcopado, D. António de Sousa Braga afirmou que iria fazer “alguns ajustamentos” na equipa formadora com vista “ao reforço da sua coesão”.

Da equipa que forma os sacerdotes nos Açores fazem, ainda, parte outros docentes convidados, como os padres Cipriano Pacheco, professor de Estética Teológica e Paulo Borges, que assegura a docência da Pastoral da Saúde. Mas, maioritariamente, são leigos convidados como Sérgio Toste , professor de Língua e literatura portuguesa,  Raquel Oliveira , professora de Psicologia e discernimento,  Marta Dias Barcelos , professora de Bioética e Tânia Dias, que lecionará a disciplina de sociologia, uma novidade curricular para o próximo ano letivo.

DL/DioceseAngra

Categorias: Sem categoria

Deixe o seu comentário