Log in

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove oficina “A Fotografia nos Arquivos”

poster A3

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, promove, de 27 a 29 de outubro, a realização de uma oficina intitulada “A Fotografia nos Arquivos”, que será orientada pela formadora Sónia Casquiço.

Segundo o executivo regional, esta iniciativa pretende dar a conhecer e enquadrar a documentação fotográfica na área dos arquivos, tendo em vista sensibilizar os formandos para as especificidades dos documentos fotográficos, pretendendo-se que, no final, tenham adquirido as competências práticas necessárias para solucionar as problemáticas associadas a este tipo de documentos no universo arquivístico.

A oficina decorre entre as 9h30 e as 17h30, com pausa das 12h30 às 14h00, dirigindo-se a profissionais das áreas de Biblioteca, Arquivo, Museologia e áreas de Conservação e Restauro.

A participação nesta oficina, limitada a 15 participantes, tem como requisito a frequência da totalidade dos dias da formação, devendo as inscrições ser feitas até 21 de outubro.

Sónia Casquiço é licenciada em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar e pós-graduada em Ciências Documentais, variante Arquivo, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Desde 2000, coordena a equipa de conservação das coleções de fotografia da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo, entre 2005 e 2014, sido docente da disciplina de Arquivos Fotográficos no mestrado das Ciências da Informação e Documentação da Universidade Nova de Lisboa e, a partir de 2014, docente de História dos Audiovisuais e de Arquivo e Conservação de Fotografias no Curso Profissional de Fotografia da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra.

DL/Gacs

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem