A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, em parceria com o curso de doutoramento em Estudos do Património da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, inaugura a 9 de maio, a exposição “Documentos à Mesa em Portugal e no Mundo: sécs. XIX-XXI”.
A inauguração inclui uma conferência proferida pelo comissário da exposição, Gonçalo Vasconcelos e Sousa, de contextualização sobre o tema.
A exposição “Documentos à Mesa em Portugal e no Mundo: sécs. XIX-XXI” reúne cerca de uma centena de impressos pertencentes a uma coleção particular, com temática referente à denominada ‘ephemera’ da mesa.
Apresentam-se nesta exposição diversos documentos usados numa refeição de cerimónia, nomeadamente marcadores de lugar, programas musicais, indicadores de acompanhante e, sobretudo, uma grande quantidade e diversidade de menus.
Desde menus imperiais e reais a menus de barcos e de hotéis, menus publicitários, menus com animais e flores, incluindo também menus açorianos.
A vertente gastronómica e a sua marca de sociabilidade, sobretudo da ‘Belle Époque’, representam aspetos da vida sociocultural de diversos pontos do mundo, para os quais esta mostra procura chamar a atenção.
No seu conjunto, são documentos que representam um tipo de património cujo destino é, muitas vezes, o lixo, e cuja relevância esta exposição pretende demonstrar, para que se evite a sua progressiva destruição, numa sociedade em profunda mudança de paradigmas.
DL/Gacs
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta