A Biblioteca Tomaz de Borba Vieira na Lagoa, ilha de São Miguel, leva a cabo no dia 22 de fevereiro, mais uma edição do “Sábado em Família”.
Trata-se de um projeto que surgiu em outubro de 2012 com periocidade mensal, e tem por principal objetivo, fazer com que os pais levem os seus filhos à biblioteca, refere Teresa Viveiros coordenadora do espaço.
Apesar de a escola ser o principal agente de promoção da leitura, acaba por ser a família o primeiro agente de promoção e contato com a leitura dai a importância do evento.
Segundo referiu, mensalmente é promovido este evento que promove atividades de complementaridade de leitura e ações formativas que dão ferramentas aos pais para trabalharem melhor a prática da leitura em casa.
Este mês, o destaque vai para “A Aventura do Delfim” com a participação de Mafalda Moniz, autora da obra, e ainda de Rafaela Anjos.
Quanto à adesão a este projeto, Teresa Viveiros refere que tem sido positiva, embora não tenha superado as expetativas, “o público nunca tem sido superior a 20 pessoas”, mas confessa que o objetivo não é funcionar para massas, mas sim privilegiar o aspeto intimista e familiar.
Trata-se de um projeto com tem mais adesão de inverno em comparação com o verão.
Teresa Viveiros recorda que, anualmente, a Biblioteca promove igualmente sessões de leitura à noite para família, que acaba por ter por ter bastante adesão do público.
Para o mês de março está em preparação a realização de um workshop, que pretende dar dicas aos pais, para poderem reinventar, com criatividade, os tempos livres em família.
Destinado a pais, professores e educadores, o workshop será ministrado por uma psicóloga, e no fundo vai abordar alguns conhecimentos teóricos de como se poderá promover a criatividade nas crianças, valorizando a parte da educação emocional, sendo esta, a que mais fomenta a criatividade nas crianças.
DL
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta