Log in

Berta Cabral otimista na retoma do setor turístico

© MIGUEL MACHADO

O governo dos Açores mostrou-se satisfeito com as previsões apresentadas no indicador de turismo – Açores, divulgado pelo serviço regional de Estatística dos Açores, que revelam uma trajetória de recuperação do setor.

A estimativa de 160.000 dormidas na hotelaria tradicional, no turismo em espaço rural e no alojamento local, durante o mês de março de 2022, faz antever um crescimento substancial face ao mês homólogo de 2021, e praticamente iguala o registo do mês de março de 2019.

A previsão para março de 2022 demonstra uma trajetória ascendente do desempenho do setor, uma vez que os registos dos três primeiros meses do ano são consecutivamente mais aproximados dos valores oficiais dos meses homólogos de 2019.

Berta Cabral, secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, ressalva que esta informação, complementada com os dados relativos ao movimento de passageiros nos aeroportos dos Açores, com destaque para o mercado nacional, “eleva as expetativas para a próxima época alta do turismo na região e a consequente aproximação definitiva aos níveis registados antes da pandemia”, disse.

Acresce que a European Best Destinations distinguiu recentemente os Açores, pelo terceiro ano consecutivo como “European Safest Destination”, em resultado do assinalável desempenho no combate à pandemia e destacando a sustentabilidade e a segurança como pilares da experiência turística na região. A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas destacou que “todas estas indicações positivas do lado da procura confirmam a crescente competitividade, notoriedade e atratividade dos Açores, bem como a efetividade do trabalho de preparação interna e de promoção externa do destino, conferindo mais uma oportunidade para o desenvolvimento do setor e da oferta inerente.”

DL

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem