BE denuncia nova descarga da Cofaco em Rabo de Peixe

Foto: DR

A fábrica da Cofaco, em Rabo de Peixe, São Miguel, continua a efetuar descargas de resíduos não tratados para o mar. A denúncia foi feita esta sexta-feira, 7 de agosto, pelo Bloco de Esquerda. O partido garante ter entregue uma queixa na Inspeção Regional do Ambiente e garante que vai também levar o assunto à Comissão Europeia através do eurodeputado José Gusmão.

Os bloquistas dizem que as descargas de resíduos da fábrica para o mar sem o devido tratamento são uma situação recorrente, pelos menos, desde 2016. 

O BE espera agora que, perante esta nova denúncia, haja novas ações inspetivas à fábrica e que seja imposto um prazo para a resolução dos problemas existentes. “Mais do que ver a mancha no mar, é preciso ir dentro da fábrica, porque é lá que está o problema”, alerta o coordenador do BE.

A Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais em causa terá recebido 840 mil euros de dinheiro público, que em vez de contribuírem para o melhoramento das condições ambientais desta zona costeira, não têm tido a finalidade que era suposto, alertam os bloquistas.

“Não é aceitável que, numa região que se diz de natureza intacta, uma situação destas continue, desde 2016, a acontecer recorrentemente nas barbas das autoridades, junto a uma vila onde moram muitas pessoas que todos os dias têm que conviver com este cenário e com cheiros nauseabundos”, sublinha o coordenador regional do BE, António Lima.

DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário