Log in

Batalha das Limas com novas regras

Foto: DR

Para reduzir o impacto do acontecimento, a Câmara de Ponta Delgada em parceria com a ARTAC – Associação Regional para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo, Ambiente, Cultura e Saúde implementaram um conjunto de medidas, no âmbito do prjeto Zero Waste PDL, que visam tornar a “Batalha das Limas” mais sustentável. 

Na nota, o município sublinha que “o consumo irresponsável de água potável e de plásticos deve ser evitado a todo o custo, como tal, e considerando a persistência dos populares em dar continuidade a este tipo de eventos, bem como a ausência de legislação que impeça este tipo de práticas, não nos resta outra alternativa senão apostar na sensibilização, prevenção e controle de impactos, numa perspetiva de fazer o evento progredir para um formato mais sustentável. Esse foi o passo que o evento deu este ano, com a colaboração da ARTAC e o compromisso dos participantes na Batalha das Limas. Em suma, e tendo em conta a ausência de outros materiais que permitam realizar a batalha de forma mais sustentável, foi privilegiada a utilização de sacos de plástico, em detrimento das limas e balões, por não fragmentarem e serem mais fáceis de recolher e reciclar”.

Novas regras para a batalha das limas em 2020 :

– redução do tempo de batalha para metade;

– redução do perímetro de batalha de 800m para 250m;

– instalação de uma rede de proteção para impedir a poluição do mar;

– os participantes inscritos não poderão utilizar balões de água nem combater fora do perímetro de batalha;

– os participantes inscritos terão de cumprir os horários estabelecidos e participar na limpeza do recinto;

– os participantes não inscritos serão sensibilizados para colaborarem na limpeza;

– a Câmara Municipal de Ponta Delgada (CMPD) disponibiliza contentores para serem utilizados pelos participantes na limpeza;

– a CMPD irá monitorizar o evento e verificar se os participantes cumprem as regras,

– a CMPD irá recusar a inscrição na edição seguinte, às equipas que não cumprirem as regras.

DL/CMPDL

 

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem