Em janeiro, a ilha do Pico terá um novo festival de inverno. O “Montanha Pico Festival”, organizado pela associação MiratecArts, promete animar a ilha na época baixa.
O diretor artístico da MiratecArts, Terry Costa, apresentou a ideia na Conferência Internacional do World Festival Network, em Edimburgo.
O novo festival de inverno vai seguir o modelo do Azores Fringe Festival, que ocorre em junho, por isso qualquer pessoa pode propor apresentações de arte, desde que estejam ligadas ao tema do festival, a “montanha”.
O festival terá visibilidade internacional, o que para Terry Costa é uma oportunidade de divulgar através das artes o que é o turismo de inverno nos Açores.
Para a primeira edição do festival, em janeiro, está já prevista uma secção de filmes e um concurso internacional de fotografia.
O primeiro parceiro confirmado é o Parque Natural do Pico, que abriu as portas dos seus espaços, incluindo a Casa da Montanha, mas a MiratecArts está também em conversação com outros parceiros privados.
Isto numa altura em que o Azores Fringe Festival, que teve este ano a sua segunda edição, durante todo o mês de junho, vai contar a partir do próximo ano com duas cidades “irmãs”.
O “San Diego International Fringe Festival” e o “Ludlow Fringe Festival”, são agora “SisterFringes”, uma espécie de geminação entre locais, para apoiar, nas suas formas possíveis, intercâmbios culturais.
A parceria nasce no maior festival de artes do mundo, o Edimburgo Fringe, onde durante este mês se realizam mais de 30 mil atuações em mais de 300 localidades.
O Azores Fringe Festival marcou presença em Edimburgo, à semelhança de outros 58 festivais, participando tanto na Conferência Internacional do World Festival Network, como na feira de festivais do mundo.
DL/DI/foto©Jaime deBrum
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta