Log in

Autoridade marítima alerta para ondas que podem chegar aos oito metros

© JEDGARDO VIEIRA

A Autoriade Marítima Nacional (AMN) alertou hoje, 9 de março, para a previsão do vento e do estado do mar que aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima nos Açores a partir de amanhã.

De acordo com o comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN), a agitação marítima irá agravar-se entre a madrugada de amanhã, 10 de março, até às 18h00 de sexta-feira, 11 de março.

“Será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 12 metros, com um período médio a variar entre os 13 e os 19 segundos”, é dito na nota de imprensa enviada às redações.

São esperados ventos com uma intensidade média de até 60km/h e rajadas até 90km/h, provenientes do quadrante Oeste/Noroeste.

A AMN e a Marinha alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente “reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas”, e “evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima”, bem como “não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

DL

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem