Log in

Autoridade Marítima alerta para agravamento do estado do mar

© D.R.

A previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável da agitação marítima no arquipélago dos Açores durante o dia de hoje e a madrugada de 30 de novembro, com ondas que poderão atingir os treze metros.

​A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de treze metros, com um período médio a variar entre os 14 e 16 segundos.

Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente o reforço da amarração e uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas.

Também é aconselhado evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda.

A Autoridade Marítima Nacional desaconselha a prática da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem