A Câmara Municipal de Lagoa irá disponibilizar uma rede de 10 oleões que serão distribuídos por todas as freguesias do concelho.
O primeiro oleão será colocado, dia 18 de março, na Rua da Boavista na freguesia da Ribeira Chã.
Os oleões agora adquiridos pela autarquia destinam-se à deposição de óleos alimentares produzidos pelo setor doméstico, permitindo assim dar outra reutilização a esses óleos, minimizando o impacto desses no meio ambiente.
Esta ação surge no âmbito da responsabilidade ambiental da autarquia lagoense, sem descurar os ecopontos para o plástico e metal, para o papel e cartão e para o vidro já existentes no concelho.
A freguesia da Ribeira Chã será assim a primeira a receber o oleão para a deposição dos óleos alimentares usados, sendo que, os restantes 9 oleões, serão posteriormente distribuídos nas restantes freguesias do concelho.
Uma nota da autarquia recorda que os óleos alimentares resultantes da confeção alimentar, tornam-se altamente poluentes e o seu destino habitual é serem depositados no lixo ou lançados na rede de drenagem, causando graves problemas nas canalizações e nas estações de tratamento das águas residuais, provocando assim a poluição das águas e dos solos.
A partir de agora, os munícipes lagoenses poderão passar a contribuir para a prevenção do meio ambiente e dos demais recursos naturais, uma vez que, os óleos, depois de depositados no oleão serão recolhidos pela empresa Equiambi, licenciada para a gestão de resíduos, para serem tratados e reutilizados na produção de biodiesel, um combustivel amigo do ambiente, refere a nota.
DL/CML
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta