Autarquia da Ribeira Grande retoma festas da cidade

© CMRG

A Ribeira Grande assinalou o regresso dos eventos em formato presencial com a apresentação do cartaz das festas da cidade, destacando como um dos pontos altos as comemorações do aniversário de elevação a cidade.

A cidade ribeiragrandense vai celebrar este ano o seu 41º aniversário, coincidindo a data com o feriado municipal e o dia de São Pedro, no dia 29 de junho.

Na apresentação do cartaz, que decorreu no passado dia 9 de junho no Teatro Ribeiragrandense, o presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, destacou a importância da retoma das festas como “sinal de vitalidade da cidade e do concelho da Ribeira Grande, que por sinal atraem mais pessoas à cidade e, ao mesmo tempo que se promovem as tradições locais, deixa-se mais valor para a economia local”.

De acordo com o programa apresentado, para além da sessão solene, onde serão condecoradas algumas individualidades do concelho, retomar-se-ão, no mesmo dia, as seculares Cavalhadas de São Pedro (a partir das 12h, no dia 29 de junho), e a procissão em honra a São Pedro, a partir das 18h, também no dia 29 de junho, com saída da Igreja de São Pedro, da Freguesia da Ribeira Seca.

Na véspera do feriado municipal, no dia 28 de junho, irão sair à rua as marchas de São Pedro, que contarão nesta edição com a participação de nove grupos, todos eles provenientes do concelho da Ribeira Grande, e respetivas bandas filarmónicas, totalizando cerca de 1500 participantes. O desfile dos marchantes terá início pelas 20h30, com partida do Estádio Municipal da Ribeira Grande, e percorrerá as artérias da freguesia da Ribeira Seca, em direção à Igreja de São Pedro.

Ainda, para além das Cavalhadas e das marchas de São Pedro, destacam-se as atuações dos grupos nacionais “Santamaria”, no dia 18 de junho, pelas 22h, no Largo Hintze Ribeiro, inserido no programa das Festas do Divino Espírito Santo, promovidas pela autarquia, João Pedro Pais e Jorge Guerreiro, nos dias 26 e 27 de junho, no Largo de São Pedro, na Freguesia da Ribeira Seca, e ainda, o concerto dos “Fadoalado”, no dia 29 de junho, também no Largo de São Pedro.

No fim de semana de 1 a 3 de julho, a autarquia promove a retoma da “Festa do Comércio”, com animação diversa ao longo do centro histórico da cidade, com destaque para o domingo, dia 3 de julho, a partir das 16h, com música ao vivo em vários pontos da cidade e com a atuação das marchas de São Pedro, que irão desfilar ao longo da rua Direita da cidade.

Marcaram presença na apresentação oficial do programa das festas da cidade os vereadores da câmara da Ribeira Grande, Cátia Sousa e José António Garcia, e os membros da Comissão de Festas de São Pedro.

Todos os eventos integrantes do programa festivo são gratuitos e abertos ao público em geral.

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário