Astronauta Danny Oliver visita Secundária de Lagoa

Danny Oliver com uma turma da Secundária de Lagoa © D.R.

No passado mês, o astronauta norte-americano, John “Danny” Oliver, atualmente conselheiro da NASA e também do Governo Regional dos Açores, para assuntos relativos ao Espaço, visitou a Escola Secundária da Lagoa, numa atividade organizada pelo Clube de Geocaching desta escola e patrocinada pela EMA Space (Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço). Acompanharam-no três elementos da EMA Space, em particular o Coordenador da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço – Eng. Luís Santos. Esta comitiva foi recebida pelo Conselho Executivo, tendo assinado o “Livro de Honra” desta Escola.

Visitaram, ainda e de surpresa, cinco turmas do Ensino Secundário, tendo-se estabelecido um diálogo, entre os alunos e o astronauta, muito proveitoso e interessante. Esta comitiva também colaborou com o “cross escolar”, entregando os certificados de participação a vários dos vencedores. Registe-se, ainda, que esta atividade, foi a segundo realizada, no contexto do Projeto ISU (In search of the uncerte), neste ano letivo.

Professores participam em conferência sobre o Espaço

Professores envolvidos tiveram a oportunidade de estabelecer diversos contactos com pessoas e entidades © D.R.

A convite do Governo Regional dos Açores, dez professores desta Escola participaram na conferência de apresentação pública da Estratégia dos Açores para o Espaço (um projeto inserido no programa do XIII Governo Regional que, em articulação com a “Estratégia Portugal Espaço 2030 — Uma estratégia de investigação, inovação e crescimento para Portugal” e com a “Estratégia Europeia para o Espaço”), que se realizou, no Teatro Micaelense, nos dias 12 e 13 de novembro. Os professores envolvidos, para além das várias experiências de aprendizagem que vivenciaram, tiveram ainda a oportunidade de estabelecer diversos contactos, com pessoas e entidades, relativamente ao Projeto ISU, que consiste em quinze atividades relacionadas com o espaço, que se realizam durante este ano letivo, com a colaboração de várias entidades parceiras.

Luís Filipe Machado
Clube de Geocaching ESL/ DL

Artigo publicado na edição impressa de dezembro de 2021

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário