Log in

Associação Viola da Terra celebra Dia da Criança

© D.R.

A Associação de Juventude Viola da Terra vai assinalar o Dia da Criança, a 3 de junho, pelas 18h30, com “A Audição do Dia da Criança” no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, com a presença dos Alunos da Escola de Violas da Fajã de Baixo, segundo nota de imprensa enviada pela associação. A entrada é livre, mediante a lotação do espaço.

A audição vai contar com as “habituais apresentações individuais de alguns alunos, bem como momentos musicais por turmas, demonstrando o trabalho desenvolvido nesses contextos ao longo do ano letivo”.

De acordo com o mesmo comunicado, a Associação de Juventude Viola da Terra organiza, desde 2015, Audições Comemorativas do Dia da Criança, com alunos de Escolas de Violas e com algumas participações especiais. As Audições já passaram pela Igreja do Colégio, Salão Nobre do Teatro Micaelense, Conservatório Regional de Ponta Delgada, Junta de Freguesia da Fajã de Baixo e decorreram em formato online por altura da pandemia.

A Escola de Violas da Fajã de Baixo tem funcionado em duas vertentes: curso de iniciação, para os alunos que tiveram o seu primeiro contacto com o instrumento; e curso de continuação, para os alunos que já estavam na escola ou outros que já sabiam tocar o instrumento mas que frequentam a mesma para a continuação de aprendizagens. Os dois cursos funcionam inseridos na educação extraescolar, explica a mesma nota.

No presente ano lectivo a Escola já teve a oportunidade de se apresentar na Audição de Páscoa a assinalar o final de 2.º período, no concerto “Sons no Tempo – Trio Origens e Convidados” e no “Sarau Musical – Viola da Terra e Banjo”. Agora será a apresentação de final de ano, com esta Audição na temática do Dia da Criança.

Segundo a Associação Violas da Terra, “estas audições são importantes para os alunos poderem apresentar as peças em estudo e passarem para a prática fora da sala de aula, numa ambiente sempre acolhedor e para um público de familiares, amigos e público em geral”.

A Audição é organizada pela Associação de Juventude Viola da Terra e Escola de Violas da Fajã de Baixo e conta com o apoio da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo na cedência das instalações para as aulas e apoio à organização das audições.

Para além desta Audição, a Associação revela que está a preparar “duas sessões de sensibilização em escolas, com apresentação da Viola da Terra, seu contexto e repertório, bem como momento de experimentação da Viola por parte de alunos, finalizando com a oferta de brindes e de um panfleto informativo sobre a Viola da Terra”.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.