A nova associação criada pelo Movimento dos Romeiros de São Miguel, acaba de ver aprovados os seus estatutos e eleger a comissão instaladora que é presidida por João Carlos Leite, atual presidente do grupo coordenador do Movimento dos Romeiros de São Miguel.
Além do Mestre do Rancho de Romeiros de Ponta Garça integram a comissão instaladora Paulo Borges (Rosário da Lagoa); Ildeberto Piques Garcia (Nossa Senhora da Estrela da Ribeira Grande), Nuno Rodrigues (São Roque) e Paulo Araújo (Ribeira Grande)e, ainda o diretor espiritual, que continua a ser o responsável diocesano pelo Movimento de Romeiros, Pe Nuno Maiato.
Esta nova associação designada “Movimento de Romeiros de São Migue- Associação” tem personalidade jurídica civil e canónica e pretende ser uma resposta mais abrangente ao nível da intervenção social tendo por base o carisma deste movimento católico.
A ilha de São Miguel tem 54 grupos ativos, que integram mais de 2500 homens, dos quais estiveram representados nesta Assembleia Geral, realizada no passado domingo na escola Secundária da Lagoa, 42 ranchos.
Os Romeiros de São Miguel durante a Quaresma percorrem as estradas de São Miguel em caminhada penitencial. Em grupos exclusivamente masculinos, e durante sete dias circulam pelos diferentes templos marianos da ilha, desde o nascer ao por do sol.
O Movimento quer agora ter uma intervenção mais dinâmica e abrangente ao nível social.
Depois da constituição da associação, o movimento vai prosseguir a formação dos seus elementos nas áreas teológica, sociológica, cultural e espiritual, sendo o próximo passo a inauguração da Casa do romeiro que ficará sediada em Santa Cruz da Lagoa.
DL/IA
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta