Log in

Arquivo Histórico Municipal de Lagoa-Açores integra espólio da Foto Madrid

© CML
pubpub

O espólio da Foto Madrid foi integrado no Arquivo Histórico Municipal de Lagoa – Açores, anunciou hoje, 24 de janeiro, a autarquia lagoense, em nota de imprensa enviada às redações.

O arquivo fotográfico Foto Madrid, segundo a autarquia foi, recentemente, alvo de uma intervenção, na organização física e acondicionamento. A intervenção implicou “desde logo a sua limpeza, digitalização e elaboração de ficha técnica”, é dito na nota de imprensa.

O espólio é da autoria do lagoense Marcelo Borges, que tem divulgado o seu trabalho fotográfico em publicações regionais e nacionais, expondo, igualmente, de forma individual e coletiva, sendo que o mesmo encontra-se referenciado na coleção do Instituto Açoriano de Cultura.

O Arquivo Histórico Municipal de Lagoa – Açores é composto por seis fundos, nomeadamente: Câmara Municipal de Lagoa (1614 – 1982); Administração do Concelho de Lagoa (1525 – 1943); Câmara Municipal de Água de Pau (1746 – 1887); Junta da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (1852 – 1885); Fichas de Emigração, que estão em processo de informatização (1953 – 1975) e Arquivo Fotográfico Foto Madrid.

Segundo as informações avançadas, em comunicado, reúne “um total de 293.168 espécies em película fotográfica, sendo que, 19.638 espécies foram conservadas, digitalizadas e descritas”.

Situado no convento de Santo António, na freguesia de Santa Cruz, “pode ser consultado através de uma marcação, sendo que, no portal da Câmara Municipal de Lagoa encontra-se disponível um catálogo com informações gerais sobre cada fundo”.

Os interessados em consultar o Arquivo deverão marcar consulta via e-mail para biblioteca@lagoa-acores.pt, sendo que este dispõe do mesmo horário de funcionamento que a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, mais precisamente, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

DL

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem