Voos inter-ilhas retomados sexta-feira

Overview

Foto: DR

O Presidente do Governo anunciou esta segunda-feira, 25 de maio, que as ligações aéreas inter-ilhas e as ligações marítimas no Grupo Central do arquipélago vão ser retomadas, de forma gradual, a partir desta sexta-feira, 29 de maio.

Sobre as ligações da Azores Airlines ao exterior da Região, Vasco Cordeiro adiantou que, nas primeiras semanas de junho, será feita essa análise, no sentido de permitir que, ao longo desse mês, possam ser retomados estes voos.

“Isso será feito de forma progressiva. Numa primeira fase, apenas com o continente, caminhando progressivamente para, também nas ligações com exterior, podermos, ao longo de junho, termos a reativação destes voos”, referiu Vasco Cordeiro, após ter reunido com representantes do setor hoteleiro e da restauração, no âmbito de um conjunto de contactos que se iniciaram na última semana, nas áreas das Pescas, da Agricultura e da Educação.

Segundo disse, a retoma da operação da SATA Air Açores, assim como da Atlânticoline no Grupo Central, será feita de forma gradual, dispensando alguns procedimentos que existem atualmente ao nível das autorizações de viagens.

“Este passo é dado neste momento porque entendemos que estão reunidas as condições para isso”, afirmou Vasco Cordeiro, ao assegurar que será feito um trabalho de monitorização em relação aquilo que acontecerá com esta abertura, com a maior movimentação de pessoas que se vai registar.

“Damos agora este passo com segurança, mas não podemos por de parte, obviamente, que possa, eventualmente, ser necessário retroceder. Não estamos a falar da necessidade de retroceder se, porventura, surgir mais um caso positivo. Mais do que a questão de ter um caso positivo, o que é essencial é a capacidade de determinar a cadeia de contágio, de isolar, de testar, de ter a situação sob controlo”, disse.

De acordo com Vasco Cordeiro, ao longo dos últimos tempos, o Governo dos Açores tem estado a desenvolver, quer no âmbito de várias secretarias do Executivo, mas também com as empresas públicas que operam o transporte aéreo e marítimo, um “trabalho intenso de avaliação quanto à fase de reativação progressiva destes serviços”.

Sobre a reunião de hoje, o Presidente do Governo sublinhou a sua importância “em relação ao futuro”, na perspetiva de traçar um “caminho de retoma de confiança e de esperança em relação à reconstrução de um setor que tem a importância que o Turismo tem na economia regional”.

A reunião de hoje contou com a participação de representantes da Associação de Turismo dos Açores, da Associação da Hotelaria de Portugal, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, da Associação do Alojamento Local dos Açores e das Casas Açorianas – Turismo em Espaço Rural.

Na terça-feira, Vasco Cordeiro vai reunir com os Conselhos de Administração das Unidades de Saúde de Ilha e dos três hospitais dos Açores, na quarta-feira receberá a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores e a AICOPA, ficando a quinta-feira reservada para reunir com os dirigentes da UGT/Açores e da CGTP/Açores.

DL/GaCS

Categorias: Regional