Proteção da saúde está interligada com a defesa do emprego e da economia diz Vasco Cordeiro

Overview

O Presidente do Governo afirmou esta quarta-feira, 20 de maio, que a Região está envolvida “em várias batalhas decisivas” em simultâneo, no âmbito do combate à pandemia da Covid-19, salientando que a proteção da saúde dos Açorianos e a defesa do emprego e da economia estão interligadas entre si.

“Não estamos a falar de situações estanques. Não podemos cometer o erro de considerar que, vencida a batalha da saúde pública, então passaremos à batalha da economia. Elas influenciam-se mutuamente e interligam-se”, frisou Vasco Cordeiro, que falava no plenário da Assembleia Legislativa, que está a decorrer por videoconferência.

Segundo o Presidente do Governo, a forma como a Região conseguir sair da “batalha pela proteção da saúde dos Açorianos vai influenciar decisivamente” a forma como a atividade económica recuperará, apontando o Turismo como um dos setores onde esta interligação será mais evidente.

“Todos os dias surgem dados objetivos, de fontes independentes, que permitem a qualquer pessoa ajuizar a forma como, nos Açores, nós estamos a combater e que resultados estamos a alcançar neste combate”, referiu Vasco Cordeiro.

Segundo disse, é importante que não se caia no erro de “passar do oito para o oitenta” na apreciação que é feita ao Serviço Regional de Saúde, tecendo-lhe agora “loas, quando, há cerca de três ou quatro meses, era considerado motivo de desgraça para os Açores e para os Açorianos”.

“Mantenho hoje a apreciação que tinha no passado: não sendo um Serviço Regional de Saúde perfeito, não estando isento de carências, é um motivo de orgulho para os Açorianos”, garantiu.

DL/GaCS

 

Categorias: Regional