Presidente da Câmara de Lagoa apela ao isolamento social no concelho devido à COVID-19

Overview

Foto: CML

O concelho, à semelhança do resto do país, vive dias excepcionais e por isso o apelo é claro. “Neste momento o convite é para as pessoas ficarem em casa, o respeito por essa recomendação vai ditar muito sobre o processo de todas as medidas que estão a ser tomadas para controlar esta pandemia”, sublinha Cristina Calisto. 

Em declarações ao Diário da Lagoa via telefone, a autarca e também Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores diz que “é difícil alterar hábitos de vida” mas recomenda “ao máximo o isolamento social e nós todos estamos convidados a sensibilizar a população que ainda está na rua em convívio social a isolar-se”. 

Face ao estado de contingência que atravessa a Região devido à pandemia do novo coronavírus foram encerrados vários serviços no concelho.

Câmara Municipal, Aquafit, ginásio, pólos de informática, polidesportivos, campos municipais, parques infantis e casas de banho públicas estão fechados. 

“Temos neste momento praticamente todos os funcionários da autarquia em casa promovendo o teletrabalho para todos aqueles que fossem capazes de o fazer a partir de casa. Mantemos os serviços mínimos, somos atualmente capazes de responder a diversas situações através do telefone ou via electrónica e é isso que sugerimos às pessoas, a resolução dos seus problemas de modo não presencial”, reforça Cristina Calisto. 

No município de Lagoa, os prazos para o pagamento da água foram alargados até ao dia 30 de abril sem qualquer penalização. 

A autarquia já identificou e comunicou ao Serviço Regional de Proteção Civil locais, nas cinco freguesias, que “possam permitir o isolamento de pessoas caso seja necessário”, garante Cristina Calisto, estando também identificadas “as disponibilidades de recursos do ponto de vista de desinfetantes e material que exista no concelho, para além daquilo que precisamos de assegurar nos nossos serviços e que podemos disponibilizar a um concelho vizinho ou até mesmo ao Serviço Regional de Proteção Civil”, caso venha a ser necessário.

DL

Categorias: Local