João de Medeiros vence Taça de S. Miguel em Cross Country

Overview

Foto: DJSousa

Coube à Bike Mais a realização da segunda jornada da Taça de São Miguel de XCO (cross country olímpico) com a realização da 11.ª edição do circuito das Sete Cidades, uma prova com cerca de 40 participantes. O traçado ficou com 3,20 km de extensão, mais curto que em edições anteriores.

No principal escalão da corrida, na Elite masculino, atenções focadas em João de Medeiros (L.A. Alumínios/L.A. Sport) e Milton Resendes (Seg-mento Bike/GDSVF). Se o primeiro partiu com preocupação de gerir a corrida e o físico, dado aproximarem-se vertiginosamente do seu calendário desportivo duas importantes provas, Milton Resendes deu a ideia que se apresentou mais forte que na anterior corrida. Chamaram a si o protagonismo da corrida estes dois atletas, até que pela 5.ª volta, Milton Resendes viu uma fita enrolar-se na roda da sua bicicleta e com isso perdeu mais de um minuto. João de Medeiros estava no sítio certo, à hora certa, e deixou de sentir a pressão para vencer naturalmente a corrida em Elite. Ainda neste escalão, destaque para Tiago Furna (Fontinhas Activa/Promotora) que termina a prova no lugar mais baixo do pódio, apesar do XCO não ser a sua ‘praia’ uma vez que é um atleta confesso do ciclismo de estrada. Completam a tabela de resultados na Elite, Gonçalo Estácio (C.D. Metralhas), André Melo (Bike Mais) e Filipe Lopes (C.D. Metralhas) que foram quarto, quinto e sexto classificados, respetivamente.

Na Elite feminina e com apenas duas concorrentes em prova, Dina Morgado (Marítimo Sport Club) superiorizou-se a Ana Costa (Seg-mento Bike/GDSVF) vencendo este circuito das Sete Cidades.

Nos Júniores masculinos, Henrique Carreiro (C.D. Metralhas) a correr a solo, não teve dificuldades em chamar a si a vitória nas Sete Cidades.

Em Master 30 masculinos, Paulo Nóbrega (CS Marítimo/Barreirinha Bar C) veio da vizinha ilha da Madeira e destacou-se dos demais, conseguindo vencer a prova com uma distância de 3m13s para o segundo classificado. Mais atrás a corrida foi mais disputada, com Marco Martins (Seg-mento Bike/GDSVF) a concluir em segundo e Fernando Soares (CDOL) a terminar na terceira posição. A classificação de Master 30 ficou completa com as prestações de André Lima e Nuno Sousa (ambos da Bike Mais) e Vitor Pavão (Marítimo Sport Club).

David Morais (C.D. Metralhas) foi o claro vencedor do escalão Master 40 masculino, batendo Roberto Melo (Bike Mais) e Emanuel Carvalho (CDOL) por mais de quatro minutos. Completaram a classificação deste escalão nas Sete Cidades e por ordem, Diogo Cymbron e António Raposo (ambos do Marítimo Sport Club), Nuno Melo (Bike Mais) e Ricardo Lopes e Ricardo Martins (ambos também do Marítimo Sport Clube).

Em Master 50/60 masculinos, Mário Marques (Seg-mento Bike/GDSVF) vence com 1m5s de vantagem sobre Fernando Couto (Marítimo Sport Club) e 13m34s sobre Carlos Beleza (Seg-mento Bike/GDSVF).

Na Promoção masculinos venceu José Medeiros (Fassa Bortolo Team) e na Promoção E-Bikes venceu António Jorge (Team Azevedo Competições) mas destes resultados daremos conta em futuras notícias.

Por Equipas, a Seg-mento/GDSVF foi quem se classificou em primeiro lugar, seguida do C.D. Metralhas e da Bike Mais.

A próxima prova da Taça de São Miguel de XCO 2020 é o circuito do Parque Urbano de Ponta Delgada que se realiza a 15 de março.

DL/ACA

Categorias: Desporto