Provas de ciclismo em São Miguel, Terceira e Faial este fim-de-semana

Overview

Foto: DJ Sousa/ACA

O ciclismo competitivo estará em evidência este fim de semana com atividade repartida nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial. Ao todo serão quatro provas a animar a vertente competitiva desta modalidade que reúne praticantes em todas as ilhas e cujo ponto alto da prestação dos atletas podem ser aferidos no calendário de competições que é proposto pelas diversas agremiações que constituem a Associação de Ciclismo dos Açores.

A delegação do Faial da Associação leva a cabo este fim de semana o primeiro encontro da temporada desportiva de escolas Faial/Pico, num momento dedicado aos mais novos, nomeadamente nos escalões de formação. O encontro realiza-se no antigo campo de jogos do Capelo, contando com 3 equipas locais, o que perfaz cerca de 50 jovens atletas.

No domingo, também no Faial, realiza-se a primeira das cinco provas que constituem a Taça do Canal de XCO (cross country olímpico). Com o Parque do Capelo a ser palco desta primeira etapa, a prova tem hora de partida marcada para as 11:00 para os principais escalões, enquanto que os concorrentes ao escalão de promoção terão a sua corrida apenas para a tarde, com partida às 14:30. Serão 44 os atletas a cumprir esta jornada competitiva, mas a organização estima que possam chegar à meia centena de inscritos, divididos por duas equipas provenientes da ilha do Pico e três da ilha do Faial.

Pela ilha Terceira,  a segunda prova da Taça Promotora de XCO acontece pelas mãos da Associação Fontinhas Activa. As matas da Agualva, na Praia da Vitória, oferecem aos atletas um percurso com extensão de 3,0 km, idêntico ao utilizado na edição do ano transato.

Já em São Miguel, as margens da Lagoa das Sete Cidades servem de cenário à segunda prova da Taça XCO de São Miguel, com a realização da 11.ª edição do circuito das Sete Cidades, este ano com um novo traçado, mais compacto (3,20 km), numa prova que é sempre apetecida pelos ciclistas da ilha, que acolhem um dos seus pares proveniente da ilha da Madeira.

A prova tem hora de partida para os escalões Cadetes M, Femininas, Promoção, Promoção e-bikes pelas 10:00. Já os atletas dos escalões Elites M, Juniores M, Master 30, Master 40 e Master 50 arrancam pelas 11:15.

DL/ACA

Categorias: Desporto