40 anos da Procissão dos Terceiros em exposição na Ribeira Grande

Overview

Foto: CMRG

É inaugurada no próximo sábado, 29 de fevereiro, pelas 17h00, no Museu Vivo do Franciscanismo,  na Ribeira Grande, a exposição de fotografia “A Procissão dos Terceiros da Ribeira Grande – Quatro Décadas em Retrospetiva Fotográfica 1979/2020”. 

Trata-se de uma exposição que reúne cerca de uma centena de imagens que retratam uma manifestação religiosa que conta com mais de 350 anos de realização ininterrupta na cidade da Ribeira Grande, demonstrativa da fé e esperança de um povo no Senhor Santo Cristo dos Terceiros.

A mostra apresenta imagens do arquivo da Câmara da Ribeira Grande (Ricardo Amaral, Luís Furtado, Acácio Amaral), Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, Photolinda, Duarte Nuno Chaves, António do Vale, Osvaldo Janeiro e Hélio Ponte.

Para além da inauguração da exposição fotográfica, a efeméride será assinalada com o lançamento da segunda edição do livro “As Imagens de Vestir da Procissão dos Terceiros: um legado patrimonial franciscano em São Miguel, Açores, séculos XVII a XIX”, da autoria de Duarte Nuno Chaves.

Trata-se da reedição de um livro que, em 2018, foi distinguido com o prémio “Lusitânia História de Portugal”, da Academia Portuguesa de História e que surge no seguimento do projeto de recuperação e reabilitação da igreja conventual de invocação a Nossa Senhora da Guadalupe, com vista à fundação do atual Museu Vivo do Franciscanismo. A apresentação do livro estará a cargo da diretora regional da Cultura, Susana Goulart Costa.

DL/CMRG

Categorias: Cultura