Requalificação do ramal de acesso à Caloura vai custar mais de 500 mil euros

Overview

Foto: Roberto Medeiros

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Transportes e Obras públicas, lançou o concurso para a empreitada de reformulação da interseção da Estrada Regional n.º 1-1.ª com a Rua do Foral Novo, em Água de Pau, Lagoa, zona mais conhecida como “Ramal de Acesso à Caloura junto à Santinha”.

O valor do global da intervenção ascende a cerca de 500 mil euros, com um prazo de execução da obra de 90 dias seguidos.

O executivo açoriano entende que a interseção não apresenta dimensões e caraterísticas geométricas adequadas, em particular para veículos longos, como é o caso dos utilizados nos transportes coletivos. Para além disso não permite a viragem numa manobra única, o que põe em causa a segurança rodoviária. Atendendo que a interseção estabelece o acesso à Escola Básica Integrada de Água de Pau foi decidido avançar com a empreitada.

O projeto, desenvolvido pela Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações, contempla a reformulação geométrica da interseção, que se mantém como entroncamento, sendo ripado para norte, implicando um reperfilamento da inserção da Rua do Foral Novo para nascente, à custa da construção de muros de suporte e terraplenagens, de modo a garantir uma geometria e condições de visibilidade adequadas.

A obra integra trabalhos de terraplanagens, drenagem, pavimentação, obras acessórias e a sinalização rodoviária.

DL/GaCS

Categorias: Local