Câmara de Lagoa destaca importância do Geocaching na promoção turística do concelho

Overview

Foto: DL

Decorreu esta quinta-feira, 20 de fevereiro, no auditório da Escola Secundária de Lagoa (ESL), uma conferência, organizada pelo Clube de Geocaching desta escola, onde foi orador Pedro Garcia, responsável do Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA). Na ocasião, teve lugar a apresentação da «geocoin» do clube, uma iniciativa apoiada pela Câmara Municipal de Lagoa.

Presente na cerimónia, esteve o dirigente responsável pela área do desporto, juventude e turismo da Câmara Municipal de Lagoa, Pedro Tavares, que relembrou que, “o projeto escolar Geocaching, e todos os professores e alunos envolvidos, têm sido uma mais valia não só para a ocupação sadia dos tempos livres, mas também turisticamente para a nossa terra”.

“O geocaching, popularmente conhecido como a «caça ao tesouro» dos tempos modernos, é uma atividade que tem angariado cada vez mais adeptos, sendo, simultaneamente, um importante veículo de promoção turística, que dá a conhecer os mais recônditos recantos da Lagoa”, enalteceu.

O presidente do Conselho Executivo da ESL, Jorge Botelho, e o responsável pelo Clube de Geocaching desta escola, Luís Machado, fizeram a entrega das «geocoin» aos representantes da Câmara Municipal de Lagoa, Expolab, OASA, Diário da Lagoa e também a um grupo de alunos que se têm dedicado ao clube, Cristina Januário, Rodrigo Travassos, Roberto Sousa e Alexandre Homem.

Em seguida, o responsável do OASA, Pedro Garcia, apresentou a sua palestra sobre «Os porquês do Espaço», onde foram abordadas as questões mais comuns sobre o Universo, e a relação da astronomia com o geocaching. O técnico com mestrado em comunicação de ciência, desmistificou alguns assuntos relacionados com o espaço. Pedro Garcia conseguiu captar a atenção dos alunos da Escola Secundária com curiosidades sobre esta matéria. “A única cache situada fora do planeta terra encontra-se na Estação Espacial Internacional”, revelou.

De lembrar que, no âmbito do Geocaching, foram criadas várias “caches” que integram o Roteiro de Geocaching da Lagoa, sendo motivo de orgulho para o concelho a cache “The Tunnel”, da autoria de Nuno Fonseca, em parceria com a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, que arrecadou o primeiro lugar de Melhor Cache do Arquipélago dos Açores, em 2012.

DL/CML

Categorias: Local