Sessão de cidadania e educação para a política na Lagoa dedicada aos jovens

Overview

Foto: CML

Decorreu esta quarta-feira, 19 de fevereiro, mais uma Sessão de Cidadania e Educação para a Política, promovida pela área da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Lagoa.

O encontro teve como convidado Mário Fortuna, professor catedrático da Universidade dos Açores e presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.  Vários alunos dos 10º, 11º e 12º anos da Escola Secundária de Lagoa, ficaram a conhecer mais acerca do Sistema de Governação dos Açores.

Sob o tema “Nós e o Nosso Sistema de Governação”, Mário Fortuna explicou aos alunos do secundário a importância do “participar nas decisões políticas da nossa sociedade”, defendendo que “existem duas formas de estar na vida, deixarmos os outros tomar decisões por nós ou envolvermo-nos no processo de tomada de decisão”.

Os alunos tiveram, assim, a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas acerca das funções da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, como a aprovação de leis regionais, do orçamento público e o apoio no que diz respeito às políticas e propostas apresentadas pela Governo. “Impostos, ordenamento do território, subsídios, sistemas de educação, de saúde, de formação profissional e investimentos públicos, são algumas das políticas aplicadas no nosso dia a dia, aprovadas pela Assembleia Legislativa Regional. No sistema de governação atual, todas as decisões importantes sobre a economia e da nossa sociedade passam pela Assembleia Legislativa”, concluiu Mário Fortuna.

A sessão teve como objetivo, por parte da autarquia, sensibilizar, através da educação não-formal, os jovens lagoenses para a necessidade de se exercer uma cidadania  ativa, crítica e reivindicativa de modo a fortalecer a participação cívica entendida como um pilar da vivência democrática.

DL/CML

Categorias: Educação