Convento de Santo António em Santa Cruz vai ter loja e cafetaria

Foto: DL

A loja e a cafetaria vão integrar o novo Museu de Lagoa Açores. A marca vai permitir integrar pelo menos 8 núcleos museológicos públicos e privados do concelho de Lagoa, espalhados pelas várias freguesias. Para o coordenador da área da Cultura da Câmara Municipal de Lagoa, Igor França, trata-se de “um guarda-chuva que apesar da dispersão territorial confere coerência tanto a nível da programação como a nível da linguagem museológica”.
A nova loja, situada no rés-do-chão do Convento de Santo António, em Santa Cruz, tem 12 metros quadrados, onde “todos os bonecreiros da Lagoa vão poder vender neste novo espaço que vai ter outro tipo de artigos”, explica Igor França. Para além dos bonecos de presépio, a loja vai ter “t-shirts com o monograma do Museu de Lagoa Açores bem como copos que foram desenhados por uma designer com a marca do Convento, usados na ceia franciscana, que vão ser vendidos na loja”, sublinha o coordenador, entre outros artigos que ainda estão a ser pensados.
A cafetaria vai funcionar no antigo refeitório do Convento, também no rés-do-chão. A loja e cafetaria deverão abrir ao público até ao final do atual trimestre. De inverno, abrem das 9h30 às 17h30 e no verão das 10h às 18h00, sem fechar para almoço.

Museu de Lagoa Açores com aplicação para telemóvel
A par da integração dos vários núcleos museológicos no Museu de Lagoa Açores, está a ser desenvolvida uma aplicação, integrada no âmbito do projeto Lagoa Smart City. Através do telemóvel, os visitantes poderão efetuar visitas virtuais com pistas sobre as temáticas expostas em cada núcleo museológico.
O percurso pedestre entre os museus mais próximos também vai estar na aplicação que pretende ser “pedagógica, onde se chama a atenção para aspetos próprios do ambiente que desconhecemos”, explica Igor França, dando um exemplo: “no caminho entre a Casa da Cultura e o Convento ou a Casa do Romeiro, em Santa Cruz, passamos por uma série de casas de arquitetura dos séculos XVII e XVII com aqueles “óculos” de iluminação das escadas que vão poder ser indicados no percurso”, disponível na aplicação, à distância de um clique de quem visita a Lagoa.

                                                                                                                               SSO

Categorias: Cultura