Governo regional quer reforçar cuidados de proximidade nas farmácias

A Secretária Regional da Saúde debateu esta quinta-feira, 26 de dezembro, com a Associação Nacional das Farmácias (ANF) a implementação de projetos na comunidade, com o objetivo de melhorar os cuidados de proximidade aos utentes do Serviço Regional de Saúde.

“Estão já vários projetos delineados para 2020”, afiançou Teresa Machado Luciano, no final da reunião, estando estes relacionados com a dispensa de medicamentos de âmbito hospitalar em farmácias comunitárias a doentes com doença crónica e à implementação da Via Verde do Medicamento na Região Autónoma dos Açores, para reforçar o acesso ao medicamento.

Outra das preocupações transmitidas pela titular da pasta da Saúde foi a necessidade de reforço da quota de genéricos, que estava em 70,6% no mês de outubro de 2019, ligeiramente acima dos 70,5% do Continente.

Os medicamentos genéricos correspondem a substâncias ativas que se encontram no mercado há vários anos e que, por essa razão, apresentam maior garantia de efetividade e permitem um melhor conhecimento do respetivo perfil de segurança. São ainda 20 a 35% mais baratos do que o medicamento de referência.

A Via Verde do Medicamento é, por sua vez, um projeto para aquisição excecional de medicamentos, que em doenças crónicas, pode ser ativado quando a farmácia não tem stock do medicamento pretendido, reforçando assim o acesso dos utentes a medicamentos.

DL/GaCS

Categorias: Saúde