Plataforma ‘Açorianos no Mundo’ permite aprofundar relação entre a Diáspora e os Açores

Overview

O Diretor Regional das Comunidades salientou, no Brasil, que a plataforma ‘Açorianos no Mundo’ constitui uma “oportunidade” para “aprofundar a relação entre a diáspora e os Açores”.

Segundo Paulo Teves “através do respetivo registo e mapeamento, congregará a grande família açoriana, independentemente de ter nascido, residir nos Açores ou ser descendente sem limite de geração”.

Paulo Teves, que falava, na Casa dos Açores do Rio de Janeiro, destacou a importância desta plataforma para a escolha dos 19 conselheiros representativos das comunidades açorianas no Conselho da Diáspora Açoriana (CDA), apelando, por isso, à sua divulgação para que “possamos ter um contributo do Povo Açoriano espalhado pelo mundo no processo de desenvolvimento da Região”.

A plataforma (eletrónico acorianosnomundo.azores.gov.pt), disponibiliza também diversas informações relativas a este projeto e ao Conselho da Diáspora Açoriana, bem como ao respetivo registo.

O Diretor Regional referiu ainda que este site vai permitir a inscrição de todos os Açorianos por nascimento, ascendência ou afinidade (casamento/união de facto), que tenham residido nos Açores por um período mínimo de cinco anos, atualmente residentes fora da Região.

Paulo Teves afirmou que, ao fazerem o registo, ficam aptos a  apresentar a sua candidatura a Conselheiro da Diáspora Açoriana, conhecer os potenciais candidatos das várias áreas geográficas de residência e os seus objetivos, votar e escolher, por voto online, o representante da sua área geográfica de residência  no CDA, sublinhando que os Açorianos registados no site serão notificados sobre a lista de candidatos da sua área de residência e da data do ato eleitoral.

Nesta deslocação ao Brasil, além do Rio de Janeiro, o Diretor Regional também apresentou o site ‘Açorianos nos Mundo’ em sessões informativas realizadas junto das comunidades açorianas de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Conselho da Diáspora Açoriana, proposto pelo Governo Regional e aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa, visa assegurar a participação, a colaboração e a auscultação dos Açorianos no mundo para a definição de objetivos comuns no projeto de desenvolvimento dos Açores, através do debate e da emissão de pareceres, de sugestões e de propostas relacionadas com a emigração e a diáspora açoriana.

Presidido pelo Presidente do Governo Regional, integra, no total, 36 membros, dos quais 19 são conselheiros eleitos pelos Açorianos da diáspora – um representante da Bermuda, cinco representantes do Brasil (um do Rio Grande do Sul, um do Rio de Janeiro, um de Santa Catarina, um de São Paulo e um do conjunto dos restantes estados brasileiros), cinco representantes do Canadá (um de British Columbia, um de Manitoba, um do Ontário, um do Quebeque e um do conjunto das restantes províncias e territórios canadianos), cinco representantes dos EUA (um da Califórnia, um de Massachusetts, um de Rhode Island e dois dos restantes estados americanos), um representante do Uruguai, um representante do continente português e da Região Autónoma da Madeira, e um representante do resto do mundo – para representar e defender os interesses das suas comunidades junto do Governo dos Açores.

DL/Gacs

Categorias: Comunidades