Vasco Cordeiro destaca mais consultas e cirurgias feitas em 2013 nos hospitais dos Açores 

Overview

Vasco-Cordeiro-açores-governo-saude-hospital-horta

O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, afirmou que os Açorianos se podem orgulhar do Serviço Regional de Saúde, destacando que foram feitas mais consultas e mais cirurgias nos hospitais dos Açores em 2013, e anunciou que a segunda fase da remodelação e ampliação do Hospital da Horta deve avançar no segundo semestre de 2015, conforme está previsto na Carta Regional das Obras Públicas.

Vasco Cordeiro falava na inauguração do novo Bloco C do Hospital da Horta, que considerou ser “mais uma infraestrutura, moderna e funcional” colocada ao serviço dos Açorianos, num investimento de cerca de 14 milhões de euros que permitiu melhorar as condições de funcionamento dos Serviços de Obstetrícia e de Ginecologia, Bloco de Partos, Serviço de Pediatria, Serviço de Fisiatria e Serviço de Sangue, mas também das consultas externas de Oftalmologia e Otorrinolaringologia, serviço social, serviço de informática e serviços administrativos.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo anunciou também a contratação, no próximo mês, de mais dois ortopedistas para o Hospital da Horta, o que permitirá que esta unidade de saúde, no prazo máximo de um ano, esteja em condições de dar resposta a todas as cirurgias que, neste momento, se encontram em lista de espera nesta especialidade. 

No âmbito do Plano de Ação para a Reestruturação da Saúde, Vasco Cordeiro assegurou que o Governo está “determinado a introduzir mecanismos que garantam o correto funcionamento de cada hospital e de cada unidade de saúde, com o objetivo de assegurar um real aumento de consultas, de exames e de cirurgias”.

A melhoria da interação entre os cuidados de saúde primários e os serviços hospitalares e a promoção de uma maior cultura de eficiência e humanismo são outros dos objetivos a atingir, salientando Vasco Cordeiro que “já são visíveis resultados, designadamente no aumento de produtividade dos hospitais e das unidades de saúde”.

“Dados agora conhecidos mostram que, de 2012 para 2013, o número de consultas nos três hospitais da Região registou um aumento de cerca de 13%”, revelou o Presidente do Governo, acrescentando que “o número de cirurgias realizadas nos hospitais dos Açores registou também um crescimento significativo de quase 20% entre 2012 e 2013”.

“Estes dados são muito mais do que meras estatísticas. Refletem o número de Açorianos que receberam cuidados no seu Serviço Regional de Saúde e representam o esforço e a dedicação de milhares de profissionais de várias áreas”, afirmou.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro destacou também as novas regras para as convenções e reembolsos, frisando que, “ao contrário da ideia que alguns têm procurado passar, não são soluções de corte, de redução, os números bem o demonstram, são, sim, soluções de melhor adequação às necessidades, reforçando a disponibilidade dos serviços públicos, mas mantendo a atividade complementar dos serviços privados de saúde”. 

Relativamente às listas de espera para cirurgia, assegurou que “o Governo dos Açores está atento e a atuar”, recordando a redução, desde o início do ano, para cerca de metade na lista de espera em Ortopedia no Hospital da Horta, assim como as medidas que se estão a tomar neste domínio nos hospitais de Ponta Delgada e da Terceira. 

Para Vasco Cordeiro, “o resultado de termos um bom Serviço Regional de Saúde, um Serviço Regional de Saúde de que os Açorianos podem e devem orgulhar-se, não se deve apenas às medidas e aos investimentos realizados pelo Governo dos Açores. Deve-se também ao trabalho, à dedicação, ao empenho e ao profissionalismo de que dão provas todos os envolvidos: dirigentes, conselhos de administração dos Hospitais, diretores de serviços, médicos, enfermeiros e funcionários, no sentido de darmos uma resposta cada vez melhor às Açorianas e Açorianos que dependem dessa intervenção”.

DL/Gacs

Categorias: Saúde