7ª edição do PRENDA – Festival de Artesanato dos Açores

Overview

A Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), promove a realização da 7ª edição do Festival de Artesanato dos Açores – PRENDA, que decorre até 8 de dezembro, em Ponta Delgada.

O PRENDA, que tem entrada gratuita, apresenta um programa vasto de propostas em torno do artesanato, com mais de 20 atividades para repensar as tradições artesanais, materiais e modos de fazer, além de espetáculos, ‘talks’ e ‘workshops’.

Na sua sétima edição, o festival mostra o melhor do artesanato tradicional e contemporâneo através do talento de mais de 60 artesãos que vivem e trabalham nas nove ilhas dos Açores.

Pela primeira vez, este evento desdobra-se com atividades em dois locais, decorrendo até quarta-feira, 4 de dezembro, nas instalações do CRAA e, de 5 a 8 de dezembro, no Pavilhão do Mar.

A maior novidade nesta edição são as ‘talks’, que decorrem nas instalações do CRAA e visam a reflexão e o diálogo em torno do artesanato, através da apresentação de vários projetos portugueses que têm vindo a contribuir para uma nova perspetiva do artesanato no nosso país.

Neste contexto, o CRAA vai apresentar o livro ‘Tecelagem dos Açores – Contornos Insulares’ e ‘A Avó veio trabalhar nos Açores’ vai lançar a sua primeira coleção de trabalhos para venda na loja ‘Azores in a box’, no CRAA.

O festival acolhe, no Pavilhão do Mar, além do mercado, diversos workshops para adultos e para crianças.

Este ano, também pela primeira vez, a escola vai ao PRENDA, no âmbito do Raízes – Projetos Pedagógicos para o Artesanato dos Açores, que tem como objetivo divulgar as áreas artesanais mais típicas e representativas dos Açores junto dos mais jovens.

O festival PRENDA inclui ainda espetáculos das companhias de Teatro e Marionetas de Mandrágora, Fértil Cultural e Jangada Teatro, um concerto comentado de Rafael Carvalho e ainda parada com o “Mais Maior Grande Dom Roberto”, acompanhado pelos bombos da Associação Ritmos de Santa Bárbara da Ribeira Grande.

Os interessados em participar nos workshops devem inscrever-se no CRAA, através do telefone 296 309 100 ou do email craa@azores.gov.pt.

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato está aberto ao público até 4 de dezembro, das 18h00 às 20h00.

No Pavilhão do Mar, o festival decorre no dia 5 de dezembro, das 15h00 às 23h00, a 6 de dezembro, das 18h00 às 23h00, no dia 7 de dezembro, das 14h00 às 23h00, e a 8 de dezembro, das 14h00 às 21h00.

DL/Gacs

Categorias: Regional