NONAGON recebeu XVIII encontro de bibliotecários, arquivistas e documentalistas

O Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel recebeu, a 29 de novembro, o XVIII Encontro Regional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), organizado pela Delegação Regional dos Açores da Associação da BAD. O lema deste ano foi “Arquivos, Bibliotecas e Museus: Expectativas Versus Realidades na Sociedade Contemporânea”.

A sessão de abertura contou com a presença da presidente da Delegação Regional dos Açores da BAD, Maria Manuela Lima, da Diretora Regional da Cultura, Susana Goulart, e a vereadora da área da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Lagoa, Albertina Oliveira.

No período da manhã decorreram dois painéis, em que foram abordadas as temáticas “Acervos Documentais em Bibliotecas, Arquivos, Centros de Documentação e Museus: aproximações e convergências” e os “Novos desafios na gestão da informação no sector empresarial”, com a presença do Presidente da Fundação Sousa de Oliveira, Carlos Melo Bento.

A vereadora da Câmara Municipal de Lagoa, Albertina Oliveira, apresentou uma comunicação intitulada “Os três pilares da memória concelhia. O Museu, a Biblioteca e o Arquivo”, em que definiu o papel de cada um dos núcleos museológicos de tutela camarária, como o Convento de Santo António – o Núcleo Museológico do Presépio, o Núcleo Museológico da Casa do Romeiro, a Casa da Cultura Carlos César, o Núcleo Museológico do Cabouco e a Mercearia Central – Casa Tradicional, e, também, os de tutela pública/privada, como a Coleção Visitável da Igreja Matriz de Santa Cruz, o Núcleo Museológico da Ribeira Chã e a Tenda do Ferreiro Ferrador.

Algumas empresas regionais abordaram problemáticas inerentes ao tema, entre elas a Empresa EAD, contando com a presença de Paulo Veiga, que abordou entre outros assuntos, o papel do arquivista e da sua importância no seio das organizações.

O período da tarde foi dedicado ao painel dedicado ao “Património documental histórico: organizar o passado para servir o futuro”, que conta com as intervenções do Centro Museológico do Coliseu Micaelense e de representantes do serviço Diocesano para os Bens Culturais da Igreja, destacando-se a apresentação de Hélio Soares, com o de estudo sobre o Convento da Esperança/Santuário do Senhor Santo Cristo.

O quarto e último painel do dia é dedicado ao “Impacto do RGPD nas organizações: instrumentos normativos de aplicação no tratamento da informação arquivística”, envolvendo as comunicações de Sandra Francisco, Inspetora Jurista na Administração Pública Central, que abordará questões sobre a informação arquivística na implementação do RGPD na Administração Pública, e de Daniel de Melo, da Câmara Municipal de Lisboa, que se debruçará sobre portarias de gestão documental e a classificação e avaliação da informação pública.

 DL/CML

Categorias: Lagoa, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*