Luís Cabral destaca ganhos conseguidos com projeto implementado pela Unidade de Saúde da Ilha Terceira

Overview

Luis-Cabral-Saude-unidade-Terceira

O Secretário Regional da Saúde elogiou o projeto comunitário desenvolvido pela Unidade de Saúde da Ilha Terceira destinado a determinar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e a respetiva avaliação dos ganhos conseguidos.

O trabalho, que decorreu entre janeiro de 2012 e maio de 2014, constou de um diagnóstico de saúde feito aos funcionários dos Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo (SMAH), destinado a avaliar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, abrangendo 160 pessoas, das quais 138 homens e 22 mulheres, com idades compreendidas entre os 19 e os 68 anos.

Este projeto, denominado ‘Cuide do seu coração… Antes que ele deixe de bater!’, teve como objetivo identificar os principais fatores de riscos da população envolvida, estabelecer objetivos e verificar a eficácia das estratégias implementadas.

Os dados apresentados indicam que foi possível no decorrer do projeto, por exemplo, reduzir de 21,9 para 17,5 a percentagem de indivíduos que fuma dentro de casa e reduzir de 25,6 para 15,3 a percentagem de indivíduos que ingere mais de 20 gramas de bebidas alcoólicas por dia.

O trabalho, coordenado pelas enfermeiras Susana Martins e Cecília Couto, permitiu também o início da prática de atividade física diária em 34,0% dos indivíduos e uma redução de 25,0% para 11,7% na percentagem de pessoas que apresentam níveis de stress excessivo.

DL/GaCS

Categorias: Saúde