Deputada Sónia Nicolau na 2ª Sessão de Educação Política e para a Cidadania da Lagoa

Decorreu a 4 de novembro, mais uma Sessão de Educação Política e para a Cidadania promovida pela área da Cultura do Município de Lagoa, em parceria com a Escola Secundária do concelho (ESL). Esta sessão contou com a presença de Sónia Nicolau, Deputada Regional, oradora que abordou a seguinte temática: “Participa como cidadão! Vamos reduzir a abstenção!”

Igor Espínola de França, coordenador de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Lagoa, salientou a importância do tema, relembrando a origem grega da Democracia, e salientou que foi esse modelo de participação direta, em que todos os cidadãos (homens livres, filhos de pai e mãe atenienses) participavam nas tomadas de decisões, que inspirou o nosso regime democrático. Atualmente, referiu, vivemos num regime de participação indireta, em que todos podemos votar, escolhendo quem nos vai representar e contribuir para a implementação de políticas que garantam o melhor para a sociedade em que vivemos. “Por isso é muito importante que participemos todos com o nosso voto”, frisou.

A oradora convidada, Sónia Nicolau, iniciou a sessão referindo aos alunos que é uma pessoa comum e que ser deputada é um cargo provisório e não uma profissão. Sublinhou, de seguida, a possibilidade de qualquer pessoa presente no auditório poder vir a ter um cargo político, porque “enquanto cidadãos, nós temos todos os mesmos direitos, essa é a essência da Democracia”, frisou a Deputada Regional, eleita no dia 3 de novembro de 2016, acrescentando que “podemos todos votar e ser votados”.

A convidada referiu, ainda, que “ser deputada é das maiores honras que a vida me concedeu, principalmente por poder defender o interesse público. Os princípios, os valores e as causas para mim são importantes”, explicou Sónia Nicolau, acrescentando que “nós somos eleitos pelo povo, nós somos o povo e estamos onde o povo está”, concluindo que os políticos devem ser próximos daqueles que os elegem.

Num debate dinâmico, que contou com a participação ativa dos estudantes lagoenses, a oradora colocou várias questões, por forma a consciencializar os alunos sobre a importância do papel que cada um tem na sociedade e mais precisamente, o quanto é fundamental votar. Sónia Nicolau salientou que, se os alunos usufruem da educação, da saúde e dos diversos serviços do Estado, então, estão a exercer os seus direitos sociais, porém, pergunta: “porque não exercem os vossos direitos civis?”

Por outro lado, a convidada incentivou os estudantes da ESL a participarem na vida da sociedade, nas assembleias de freguesia e a fazerem parte de uma associação.

Sónia Nicolau demonstrou, igualmente, a importância de ser cidadão, de ter orgulho em ser açoriano e de não deixar que ninguém imponha de modo arbitrário o que devemos fazer. “Participem, precisam de intervir na vida social, vão falar, não esperem que os outros resolvam os vossos problemas”, incentivou a oradora, relembrando que os países onde a população mais opina e intervém, são os mais evoluídos.

No que diz respeito à abstenção, Sónia Nicolau evidenciou, através de um gráfico, que em 1975, 92% da população portuguesa foi votar, contra 53% que não votaram este ano, sendo que, atualmente, “com a escolaridade e os conhecimentos, não se percebe porque as pessoas deixam que os outros escolham por eles, porque deixam o futuro nas mãos dos outros”.

A deputada concluiu com as ideias chave para combater a abstenção, nomeadamente: “não deixem que tomem as decisões por vocês; decidam em consciência; intervenham e participem”, acreditando que ficar parado, sem fazer nada, sem ir votar, é “meio caminho andado para o fim da Democracia”.

Concluída mais esta sessão a autarquia prossegue o seu propósito de, através da educação não-formal, sensibilizar os jovens lagoenses para a necessidade de se exercer uma cidadania mais ativa, mais crítica e reivindicativa, de modo a fortalecer a participação cívica entendida como um pilar da vivência democrática.

DL/CML

Categorias: Educação, Lagoa, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*