Santa Cruz recebe mais uma Feira Solidária de Natal

O jardim dos Frades, na freguesia de Santa Cruz, será palco para mais uma edição da Feira Solidária de Natal, numa organização da Junta de Freguesia local.

Nesta segunda edição, os moldes serão os mesmos do ano transato, havendo mais espaço na tenda devido à procura elevada por artesãos e instituições.

Em entrevista ao Jornal Diário da Lagoa, o presidente da edilidade adianta que tem sido vários os artesãos e instituições que têm procurado a Junta de Freguesia em busca de um espaço na Feira Solidária de Natal, o que demonstra a importância da realização da mesma.

Para esta segunda edição serão vários os momentos que irão acontecer, como o caso da festa da Catequese, o concerto da Orquestra de São Roque, bem como o concerto solidário pela banda lagoense 7 Geração.

Sérgio Costa salienta o propósito solidário desta feira onde as pessoas são convidadas a levar um ou mais alimentos para depois poderem ser constituídos cabazes que, posteriormente, serão entregues a famílias carenciadas da freguesia.

O edil adianta que 2ª edição da Feira Solidária de Natal em Santa Cruz tem como novidade uma maior abrangência da iluminação de Natal que chega ao Convento e a todo o Jardim dos Frades.

Iluminação de Natal

Falando da iluminação de Natal, Sérgio Costa recorda a promessa feita em 2018 que será cumprida este ano, ou seja, a iluminação de Natal chegará a mais zonas da Freguesia, com novos motivos natalícios. “Esta é uma promessa que iremos cumprir mas dentro daquilo que são as nossas possibilidades”, recorda.

O autarca recorda que aquando da crise que a iluminação foi alvo de uma redução muito grande, o atual executivo, desde que tomou posse, tem como objetivo ir recuperando a iluminação a toda a freguesia, mas sempre dentro do que for exequível financeiramente.

Sérgio Costa destaca igualmente a iluminação que será feita no lugar dos Remédios, com a iluminação da Ermida. O autarca recorda ainda, além da iluminação feita pela Junta, a continuação do tradicional presépio na Igreja Matriz.

A iluminação na Freguesia de Santa Cruz terá a sua inauguração 01 de dezembro, aliás, data que abrange as restantes freguesias do concelho.

Segundo Sérgio Costa, a Junta de Santa Cruz tem igualmente a pretensão de colocar música alusiva à época em algumas das principais ruas da freguesia, contudo, face aos elevados custos das respetivas taxas exigidas pela passagem de música ambiente, a Junta fica numa situação ingrata, pois, durante um mês, os custos podem ultrapassar os dois mil euros, só em taxas, não incluindo o aluguer do equipamento. Trata-se duma situação que ainda está a ser estudada.

Passeio de idosos

Durante o mês de dezembro a Junta irá realizar mais uma edição do passeio de idosos da Freguesia de Santa Cruz, para que estes possam visitar os vários presépios que se fazem ao longo da ilha.

Sérgio Costa recorda que nas primeiras edições, os idosos da freguesia tiveram oportunidade de visitar presépios das Furnas, Nordeste, Ribeirinha e Vila Franca. “Este ano os idosos que participarem neste passeio terão a oportunidade de ver os presépios do lado poente da ilha, ou seja, passará pelas Bretanhas terminando em Ponta Delgada”.

O autarca destaca a importância desta atividade para os idosos de Santa Cruz, uma vez que muitos destes acabam por sair de casa apenas por esta altura, por dificuldades várias.

“Estes acabam por ser momentos importantes de convívio entre os idosos da freguesia, idosos que acabam por ter oportunidade de ver diferentes presépios”.

São Martinho em Santa Cruz

Pelo 14º ano consecutivo, a freguesia de Santa Cruz volta a festejar o São Martinho. As festividades, este ano, decorrem no parque de estacionamento da Escola Primária, junto ao Convento dos Franciscanos.

A ter lugar dia 09 de novembro, uma vez mais a organização é da responsabilidade da Irmandade do São Martinho de Santa Cruz, contando com o apoio da Junta de Freguesia local.

Este ano, e por forma a não coincidir com a Feira Gastronómica a decorrer na freguesia do Cabouco, foi acordado entre a Irmandade e a Associação do São Martinho do Cabouco, a realização das duas festividades em datas distintas, por forma a proporcionar uma maior participação aos interessados.

O presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, em declarações ao Jornal Diário da Lagoa, vê este entendimento com bons olhos, aliás, vai ao encontro do que tem defendido, ou seja, um intercâmbio e bom entendimento entre quem realiza as festividades para que haja uma maior abrangência, a bem de quem organiza os eventos como para quem neles participa.

O São Martinho de Santa Cruz volta a apostar nos artistas locais para uma noite de boa música com as tradicionais castanhas, vinho e churrasco, num evento que terá o seu início pelas 19h30, com o Desfile de São Martinho.

DL

Categorias: Cultura, Eventos, Lagoa, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*