Diversificação agrícola continua a ter um grande potencial de crescimento nos Açores

O Diretor Regional do Desenvolvimento Rural afirmou que os agricultores devem apostar cada vez mais na diversificação agrícola, por ser uma área que continua a ter um grande potencial de crescimento nos Açores.

Valter Braga falava à margem da visita a uma exploração agrícola na área da horticultura e fruticultura, com projetos de modernização e primeira instalação apoiados no âmbito do PRORURAL+.

Para Valter Braga, a área da diversificação agrícola é apelativa, daí que, entre os 230 jovens que se instalaram no setor pela primeira vez no atual quadro comunitário, 25% optou por investir na fruticultura, na horticultura e na floricultura.

“O setor agrícola é muito mais vasto do que a bovinicultura de leite e de carne”, sustentou Valter Braga, revelando que, no âmbito da horticultura, já foram aprovados no PRORURAL+, a nível regional, 35 projetos, com um investimento de cerca de cinco milhões de euros, e 43 projetos na fruticultura, que representam um investimento superior a 2,5 milhões de euros.

O Diretor Regional do Desenvolvimento Rural destacou ainda o facto de, na proposta de alteração ao programa POSEI para 2020, a Ajuda à Produção de Hortofrutiflorícolas e Outras Culturas contempla uma majoração de 10% aos produtores aprovados para a utilização dos regimes de Indicação Geográfica Protegida (IGP), de Denominação de Origem Protegida (DOP) ou certificados em Modo de Produção Biológico (MPB).

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*