Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja assinalado na Lagoa

Assinala-se, desde 2011, o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, celebrado a 18 de outubro, dia de São Lucas, padroeiro dos artistas.

Este dia surge da necessidade de destacar o trabalho realizado em todas as Dioceses do País, promovendo “a reflexão e partilha do trabalho desenvolvido, mas também debater novas propostas de atuação, avaliar dificuldades e identificar os principais desafios a enfrentar”, para além de destacar o importante papel do património religioso como fonte de evangelização.

Para este ano, o tema proposto pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja «O destino das pedras» “retoma as palavras do Papa Francisco aos participantes do congresso internacional “Deus já não habita aqui?”, sublinhando a necessidade de reflexão e adaptação aos desafios contemporâneos”.

Neste seguimento, a Paróquia de Santa Cruz e a Coleção Visitável da Matriz de Lagoa, como tem sido habitual, associam-se à comemoração deste dia com várias atividades que “traduzem o encontro entre a missão litúrgica deste património, a sua preservação material e respetiva valorização cultural”: visita à torre da Igreja Matriz de Santa Cruz, exposição fotográfica e percurso cultural.

A visita à torre da Igreja Matriz decorrerá pelas 10h00, do dia 18. Deste ponto é possível vislumbrar uma paisagem panorâmica sobre as freguesias da Lagoa e o mar, bem como, emblemáticos edifícios.

De 19 a 26 de outubro, na Ermida de Nossa Senhora do Cabo está patente a exposição temporária “As Ermidas e Igrejas da Cidade de Lagoa”. Trata-se de uma exposição fotográfica que estará no adro da Ermida, que apresenta as Ermidas e as Igrejas existentes na cidade da Lagoa.

A 19 de outubro, entre as 10h15 e as 12h00 decorrerá o percurso cultural pelos monumentos religiosos da Paróquia de Santa Cruz. 

O percurso será comentado por Joana Simas e Igor França, e terá início na Ermida de Nossa Senhora do Cabo, seguindo depois pela Igreja de Santa Cruz, prosseguindo pela Igreja de Nossa Senhora da Conceição e culminando na Ermida de Nossa Senhora dos Remédios.

A atividade está aberta à participação de todas as pessoas, mediante inscrição até ao dia 17 de outubro.

DL/CVML

 

Categorias: Cultura, Lagoa, Religião

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*