Cuidar de quem cuida é prioridade do Governo dos Açores para 2020 com meio milhão de euros para apoio aos cuidadores

A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou que o Plano e Orçamento para 2020 nesta área tem prevista uma verba de 500 mil euros destinada a apoiar os cuidadores, num valor que será definido de acordo com o grau de autonomia da pessoa cuidada.

Andreia Cardoso falava na apresentação da obra ‘Ancoragem: Manual técnico de esquizofrenia para cuidadores’, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, promovido pela ANCORAR – Associação para a Promoção da Saúde Mental, onde destacou o papel dos cuidadores de pessoas dependentes.

A Secretária Regional salientou as medidas do Governo dos Açores que visam garantir respostas melhor adaptadas aos desafios do território e que pretendem “apoiar ainda mais pessoas, garantindo condições e qualidade de vida a todos os Açorianos”.

A responsável pela pasta da Solidariedade Social referiu ainda outras medidas do Governo Regional dirigidas aos cuidadores, como o Regime Jurídico de Apoio ao Cuidador Informal, recentemente aprovado na Assembleia Legislativa.

Andreia Cardoso apontou ainda a criação do Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal, que deverá funcionar como estrutura de apoio aos cuidadores, sendo constituído por profissionais das áreas da ação social, da saúde, das respostas sociais e dos cuidados continuados integrados.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*