Lagoa recebe grupo de Dartmouth

Um grupo de 26 pessoas, oriundo de Dartmouth, do estado de Massachusetts, nos Estados-Unidos da América, está a visitar o concelho de Lagoa, numa estadia que irá decorrer de 9 a 16 de outubro, e que se pretende de confraternização entre duas cidades geminadas.

A Presidente da Câmara Municipal de Lagoa recebeu esta comitiva na Casa da Cultura Carlos César onde relembrou “a importância significativa de vos receber na Lagoa, numa estadia que se pretende ser de confraternização e amizade, entre duas cidades geminadas que muito têm para aprender uma com a outra, através da partilha de conhecimentos e de experiências tanto a nível cultural, como histórico e turístico e este ano, também com a componente vocacional e tecnológica, atendendo a presença de elementos da comitiva com este tipo de formação”.

No âmbito dessa geminação, anualmente, uma comitiva lidera por Edmundo Tavares, tem visitado e desloca-se ao concelho lagoense, no mês de outubro, pelas festas de Nossa Senhora do Rosário. Assim sendo, este grupo irá participar nas festividades da freguesia do Rosário, que acontecem de 11 a 20 de outubro, nomeadamente na procissão em honra da padroeira, este domingo.

Esta comitiva americana irá, deste modo, conhecer a Lagoa através da sua restauração, alojamento local, visita ao artesanato lagoense, nomeadamente dos artesãos João Arruda e João Andrade, bonecreiro e cesteiro respetivamente, sendo que será, igualmente, ponto de passagem: o Parque de Ciência e de Tecnologia de S. Miguel – Nonagon e o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA).

De relembrar que, o protocolo de geminação entre a Lagoa e Dartmouth foi assinado em 2003, firmado devido à forte relação cultural entre os Açores e o estado de Massachusetts, principalmente através da presença de emigrantes açorianos, que se tem vindo a intensificar significativamente naquele estado.

DL/CML

Categorias: Comunidades, Lagoa, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*