Governo dos Açores promove várias iniciativas no âmbito da Semana do Código da União Europeia

O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, promove, entre 14 e 18 de outubro, várias iniciativas no âmbito da Semana do Código da União Europeia, criada, em 2013, por um grupo de jovens consultores da Comissão Europeia para a Agenda Digital.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia afirmou que a Semana do Código visa promover, “de uma forma atrativa e envolvente”, o pensamento computacional e o ensino e a aprendizagem da programação, através de atividades como a criação de aplicações.

Bruno Pacheco adiantou que, nos Açores, a Semana do Código compreende uma série de ações de natureza diversa, que passam, por exemplo, pela realização do 1.º Encontro de Clubes de Robótica e por atividades promovidas pelas Oficinas de Competências Digitais e pelos Clubes de Robótica.

Estão ainda previstas apresentações de vários projetos regionais na área da programação e da robótica, financiados pelo Governo dos Açores, bem como de projetos desenvolvidos a nível nacional nestas áreas.

O 1.º Encontro de Clubes de Programação e Robótica dos Açores tem início a 17 de outubro, pelas 09H30, no Expolab, na Lagoa.

Bruno Pacheco salientou ainda que o Executivo açoriano tem vindo a financiar a implementação e o desenvolvimento de uma série de ações e iniciativas de promoção da programação, da robótica e do digital, como é o caso dos Clubes de Robótica nas escolas do arquipélago ou das Oficinas de Competências Digitais, num investimento global de quase 600 mil euros. 

Apesar de ser uma iniciativa de âmbito europeu, a Semana do Código é já celebrada em todo o mundo, através da realização de várias ações e workshops, com o intuito de divulgar a programação e a robótica.

No ano passado, a Semana do Código da União Europeia foi assinalada em 72 países, através da realização de mais de 44 mil atividades, envolvendo mais de 2,7 milhões de participantes.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*