Construção da Ciclovia da Cidade de Lagoa vai arrancar

No próximo dia 14 de outubro, a presidente da Câmara Municipal de Lagoa, irá lançar a primeira pedra de construção da Ciclovia da Cidade de Lagoa. A cerimónia que marcará assim, simbolicamente, o início de uma grande obra na Lagoa, está agendada para as 15h00 e decorrerá no terreno que se situa detrás do Campo João Gualberto Borges Arruda, ficando a cargo da empresa Afavias.

Cristina Calisto mostra-se satisfeita por, finalmente, esta obra avançar, tendo estado a aguardar o visto do Tribunal de Contas. Para além de valorizar parte da frente marítima da cidade de Lagoa, representa um investimento do município demonstrativo daquilo que se pretende para o concelho e, em geral, para a ilha de São Miguel, tanto em termos ambientais, como turísticos, em prol de uma cidade que aposta na descarbonização, promoção de estilos de vida saudáveis junto dos seus munícipes e visitantes, contribuindo, desse modo, para uma mobilidade urbana sustentável.

A construção da ciclovia da Cidade de Lagoa compreenderá, assim, a requalificação de uma área extensiva entre o Portinho de São Pedro e o Largo do Cruzeiro, num valor orçado em quase um milhão de euros. Entre o Portinho de São Pedro e a Avenida Vulcanológica, será construída uma plataforma com pista ciclável partilhada bidirecional. Nas zonas rochosas de maior declive, a pista será materializada através de um passadiço, minimizando a intervenção em termos ambientais. Já a iluminação será LED, com postes ao longo de toda a ciclovia. Nas zonas de acesso secundário e no passadiço, serão colocadas luminárias de encastrar na parede, de modo a não retirar o caráter principal da ciclovia. A mesma, vai surgir em malha urbana, que compreenderá zonas habitacionais, industriais e comerciais, entre outros equipamentos públicos e privados com fluxos de pessoas.

DL/Gacs

Categorias: Lagoa, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*