Cultura e raízes açorianas mobilizam jovens da Diáspora

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas salientou, em Fall River, nos Estados Unidos da América, a importância da mobilização dos jovens para a valorização das raízes do Povo Açoriano e da sua cultura na Diáspora.

O governante, que falava aos jornalistas no âmbito da sua participação na conversa ‘Novos formatos para projetos culturais para Fall River’, no âmbito do Fabric Arts Festival, sublinhou que o que está a acontecer é que estão a lembrar isso.

“Lembrar que a nossa história também vem daquilo que os Açorianos fizeram aqui em Fall River, em Massachusetts, na Nova Inglaterra, é lembrar aos jovens, em particular, que a nossa realidade tem esse ponto importante da nossa história”.

“Evidentemente que, aqui em Fall River, o Fabric toma em conta aquela realidade das unidades fabris, das fábricas que os Açorianos encontraram nos anos 60/70 quando para aqui vinham”, recordou, acrescentando que a realidade mudou, mas “essa realidade original deu o nome a este conjunto de eventos, a este festival, com a cultura a marcar todos esses eventos”.

O Secretário Regional disse que “agora a realidade é um pouco diferente” e que a juventude açoriana, apesar de ser de 2.ª e 3.ª geração, são Açorianos, salientando o facto de haver cada vez mais Açorianos de 2.ª, 3.ª e 4.ª geração que “querem revisitar os Açores para ver como é a terra dos avós, como é que os avós viviam, e querem voltar aos Açores e ver como é que podem participar no projeto açoriano”.

“Evidentemente que há aqui duas componentes importantes”, afirmou ainda Rui Bettencourt, sendo uma a da cultura e outra a da juventude, com o apelo à mobilização dos jovens e a recordarem o passado e a história dos Açores, mas também, de uma maneira mais alargada, “ir buscar comunidades que não são açorianas” para que “eles vejam quem nós somos, o que nós fizemos e que nós também ajudamos a construir os Estados Unidos”.

DL/Gacs

Categorias: Comunidades, Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*