Governo dos Açores intensifica ação e vigilância estratégica em Bruxelas

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas reiterou, na Assembleia Legislativa, na Horta, a intenção do Governo dos Açores de intensificar a sua ação junto do Parlamento Europeu e das restantes instituições europeias.

Para o governante, o Parlamento Europeu “é fundamental” neste processo, porque é o parlamento que vai aprovar o Quadro Financeiro Plurianual, daí a necessidade de prestar “uma grande atenção” a esta realidade.

Na sua intervenção, o Secretário Regional considerou que se vive “um momento muito particular, um momento desafiante, porque inédito, na construção europeia e, em particular, na preparação deste quadro financeiro”.

Rui Bettencourt adiantou que, nesse sentido, na próxima semana terá uma série de reuniões de trabalho em Estrasburgo e em Bruxelas, nomeadamente com o Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Younnos Omarjee, com a Vice-Presidente da Comissão de Orçamento, Margarida Marques, e com o relator para o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 no Parlamento Europeu, o eurodeputado José Manuel Fernandes, além de outros eurodeputados que têm a seu cargo as Pescas e a Agricultura.

O Secretário Regional disse ainda que se reunirá com um grupo de Açorianos residentes em Bruxelas e que estão envolvidos nas questões europeias em várias instituições comunitárias, “no sentido de apelar à mobilização e à articulação” para que, nas suas diferentes instituições, possam agir tal como já o fazem internamente.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*