Município de Lagoa e Clube Náutico apostam em atividades náuticas para todos

O Município de Lagoa e o Clube Náutico têm vindo a apostar em atividades náuticas para todos, desde os mais jovens aos mais adultos, e prova disso têm sido os eventos realizados ao longo dos últimos meses, bem como aqueles que já estão em fase de planeamento.

Com efeito, em julho passado, teve lugar o Torneio de Abertura de Polo Aquático, no Porto da Caloura, zona balnear do concelho de Lagoa. Tratando-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Lagoa, inserida nas atividades náuticas dinamizadas no âmbito do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), com a colaboração do Clube Náutico de Lagoa, o arranque do torneio decorreu no dia 19, sexta-feira, com duas equipas mistas, os “Coxos” contra a Associação de Nadadores Salvadores dos Açores (ANSA).

No dia 20, teve lugar o segundo jogo do torneio de polo aquático. A equipa vencedora foi a equipa dos “Coxos”, tendo-se seguido um convívio com churrasco e entrega de prémios.

A comunidade pôde experimentar a modalidade no recinto montado para o efeito. O Torneio de Encerramento esteve, por sua vez, marcado para os dias 30 e 31 de agosto, no Complexo Municipal de Piscinas de Lagoa.

Ainda no âmbito do projeto do OPJ, estão agendadas várias atividades náuticas, como plataforma náutica e kayaks que estarão disponíveis, alternando entre o Complexo Municipal de Piscinas e a zona balnear da Caloura, até final da época balnear.

No dia 3 de agosto, os banhistas da zona balnear da Caloura puderam, também, usufruir de atividades como vela, canoagem, passeios de barco e boia aquática. Outra das atividades inseridas neste projeto, foi a realização da segunda edição do encontro Azores Sup Day 2019, que teve lugar a 17 de agosto, no porto da Caloura.

Um ano depois, o Lagoa Azores SUP Day esteve, assim, de volta com a sua 2ª edição, sendo que Paulo Jorge Sousa, da Activesportsholidays e Activesportshop.eu, e o Clube Náutico de Lagoa (organização), escolheram o dia 17 de agosto para a realização da 2ª edição da remada de Stand Up Paddle, que, em 2018, relembre-se, foi um êxito.

Este ano contaram, novamente, com a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa, da Rádio Atlântida, da Santa Bárbara Surf School, da Accional, da Arrisca e da Junta de Freguesia de Água de Pau.

O arranque da remada deu-se novamente no Porto da Caloura e percorreu parte da orla costeira do concelho de Lagoa.

Para além do ponto alto do evento, que é a remada, houve também sessões de SupYoga com a instrutora Carolina Lino, wokshops de Sup, exposições, batismos de Sup, entre outras novidades que foram surgindo com o evento.

No final, espaço também para um convívio entre os participantes nas instalações da sede do Clube Náutico de Lagoa.

Relembre-se que o Stand Up Paddle (SUP), que teve origem nas ilhas havaianas no início da década de 60, tem como base remar em pé numa prancha. É considerado um dos desportos mais completos a nível físico e mental, porque faz funcionar todos os músculos do corpo em simultâneo tanto na vertente de lazer como na mais radical.

Também, numa relação estreita com a água, e entre o Município de Lagoa e o Clube Náutico, surgiu o Projeto Náutica/0, sendo que o mesmo arrancou com a sua primeira aula no dia 9 de outubro de 2018.

Abrange todos os alunos do 7º ano de escolaridade da Escola Secundária de Lagoa, onde são promovidos 10 blocos de aulas práticas de atividades náuticas e de piscina, nomeadamente 5 na piscina e 5 no mar, dando oportunidade aos alunos de terem atividades náuticas nas aulas de educação física, como canoagem, barco à vela e windsurf, sendo precedidas da devida adaptação ao meio aquático.

Na piscina coberta são abordadas técnicas de natação, atividades de salvamento e manuseamento de materiais náuticos.

Em contrapartida, no mar, têm lugar as aulas de canoas, barco e prancha à vela. Tanto no mar como na piscina, a equipa técnica é composta por treinadores credenciados na Federação Portuguesa de Vela e na Federação Portuguesa de Natação.

Registe-se que o Projecto Náutica/0, em abril, foi reconhecido com um galardão nacional da Rede Municípios Amigos do Desporto, como Programa Desportivo Recomendado 2019.

DL
(Artigo publicado no suplemento 0/947 Lagoa Desporto de setembro de 2019)

Categorias: Desporto, Lagoa, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*