Avelino Meneses reafirma aposta do Governo dos Açores no ensino da programação

O Secretário Regional da Educação e Cultura garantiu que o Governo dos Açores vai prosseguir com o objetivo de reequipar as escolas com equipamento informático e, simultaneamente, proporcionar a formação dos docentes nessa área.

Avelino Meneses, que falava na abertura do III Encontro Regional de Tecnologias na Educação, acentuou que o desafio é transformar a utilização do material informático “numa ferramenta vulgar, como o papel e o lápis”.

Neste sentido, o Governo dos Açores iniciou há cerca de dois anos um processo de disponibilização de meios informáticos aos estabelecimentos de ensino mais carenciados, acrescentou Avelino Meneses.

Numa primeira fase, com um investimento de cerca de 120 mil euros, que permitiu a aquisição de quase duas centenas de computadores, foi possível dotar com os meios necessários as escolas das ilhas de Santa Maria, Graciosa, Flores e Corvo, a escola do Topo, em S. Jorge, e as escolas do Nordeste e da Povoação, em S. Miguel.

O Secretário Regional considerou que este “impulso” será “ainda maior” com a generalização do ensino da programação no 1.º e no 2.º ciclo, o que já levou o Governo a adquirir cerca de dois mil computadores, num investimento de 700 mil euros.

Por outro lado, numa cooperação com a Direção Regional da Ciência e Tecnologia, será lançado um programa de formação de professores para que “acompanhem devidamente o labor dos estudantes”.

Estes investimentos materiais e humanos fazem com que o ensino das novas tecnologias na Região “passe para um patamar superior”, afirmou Avelino Meneses.

Neste III Encontro Regional de Tecnologias na Educação (ERTE), que decorre até sexta-feira na Escola Secundária Domingos Rebelo, numa iniciativa da Direção Regional da Educação, participam cerca de 150 docentes.

Este encontro, inserido no âmbito do ProSucesso e que se realiza pelo terceiro ano consecutivo, pretende dar a conhecer a toda a comunidade educativa dos Açores ferramentas e recursos digitais que podem ser utilizadas na área da educação, com benefícios para os alunos.

DL/Gacs

Categorias: Educação, Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*