Festas do Divino representam “pulsar” da identidade açoriana na diáspora

O Diretor Regional das Comunidades destacou, em Fall River, nos Estados Unidos da América, que as Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra representam “o pulsar da identidade do Povo Açoriano e a sua determinação em perpetuar no tempo a nossa genuína forma de ser e estar no mundo”.

Paulo Teves, que falava, no Kennedy Park, na sessão de Bênção e Distribuição de Pensões, presidida por D. Gilberto Reis, Bispo Emérito de Setúbal, afirmou que, “nestes dias e nesta cidade, vive-se  o espírito de confraternização, partilha e solidariedade, num espaço que, graças à Comissão Organizadora destas Festas, dignifica e valoriza a nossa Açorianidade, a que o Governo dos Açores se associa e apoia”.

Na sua intervenção, o Diretor Regional das Comunidades, convidado de honra da edição deste ano de uma das maiores manifestações religiosas e culturais da diáspora açoriana, relevou a “determinação e vontade de inúmeros voluntários que, durante vários dias, se empenham para nos propiciar momentos de enorme orgulho em sermos Açorianos e que merecem o nosso mais sentido reconhecimento e agradecimento”.

Para o Diretor Regional, “as novas gerações saberão honrar e dar continuidade a esta grande manifestação de devoção, que nos é comum e especial”. 

Depois da distribuição das 365 pensões, uma por cada dia do ano, e da atuação da Banda Lira São Francisco Xavier, de East Providence, do Estado de Rhode Island, o Diretor Regional visitou a Feira de Artesanato, que conta com a participação de vários artesãos locais e dos Açores.

Paulo Teves integrou igualmente o tradicional Bodo de Leite e o Cortejo Etnográfico, com saída das Portas da Cidade de Fall River e que percorre a Columbia Street e a South Main Street em direção ao Kennedy Park, onde é distribuído leite e massa sovada a todos os presentes, integrado numa das maiores manifestações do Povo Açoriano na diáspora, e que desde 1986 congrega milhares de emigrantes açorianos e descendentes não apenas dos Estados Unidos da América, mas também do Canadá e Bermudas.

DL/Gacs

Categorias: Comunidades, Religião

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*