ESL: 4º Curso de Formação para professores sobre Geocaching como ferramenta educativa

Realizou-se, na Escola Secundária da Lagoa, entre 15 e 17 de julho (janela formativa para professores), o 4º curso de formação, certificado, para professores que lecionam em escolas dos Açores, sobre: Geocaching – Uma ferramenta educativa (4). Encontravam-se inscritos vinte e dois professores, de dez escolas da ilha de S. Miguel, nomeadamente: de Ponta Delgada (ES Domingos Rebelo e EBI Roberto Ivens), da Lagoa (ESL), da Vila Franca (EBS Armando Cortes Rodrigues), de Água de Pau (EBI), de Ponta Garça (da EBI), da Ribeira Grande (ESRG), dos Arrifes (EBI dos Arrifes), do Nordeste (EBS), das Capelas(EB da Vila das Capelas), da Maia (EBI) e de Rabo de Peixe (EBIRP).

Participaram professores de diversas áreas disciplinares, em particular: português, inglês, filosofia, matemática, físico-química, ciências-naturais, biologia, geologia, geografia, educação física, educação visual e história. Integrada nesta ação formativa, realizou-se uma visita de estudo, no concelho de Lagoa, onde os formandos, para além de visitarem o ExpoLab e o OVGA-Casa dos Vulcões, também participaram num evento oficial de Geocaching (GC88EFB – Geocaching – Uma ferramenta educativa) e encontraram treze de caches (de sete tipos diferentes), nomeadamente: caixas tradicionais, multi-caches, letter-box, caches enigma, cache virtual, cache wherigo e earthcaches.

Este curso foi promovido pelo Newrónio, centro de formação da Escola Secundária da Lagoa,sendo sido formador o professor Luis Filipe Machado, coordenador do Clube de Geocaching desta Escola.

Também e no âmbito da formação para professores, relativa ao Geocaching como ferramenta educativa (em contexto escolar), foi realizado, no mês de julho e também na Escola Secundária da Lagoa, um Workshop sobre Geocaching, no âmbito dos” encontros” Topa Tape, da responsabilidade do programa Pro-sucesso, organizado pela Direção Regional da Educação. 

Luis Filipe Machado e Marco Pereira
(Artigo publicado na edição impressa de agosto de 2019)

Categorias: Educação, ESL, Lagoa

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*