Plataforma da Segurança Social dos Açores é nova solução no acesso às respostas sociais

A Secretária Regional da Solidariedade Social apresentou a Plataforma da Segurança Social dos Açores, uma nova ferramenta online que disponibiliza a localização das respostas sociais, facilita o atendimento nos serviços públicos e promove e divulga os produtos de apoio existentes na Região.

Andreia Cardoso, que falava na conferência de imprensa de apresentação, destacou a criação, dentro desta plataforma, do Banco Regional de Produtos de Apoio, que considerou que vai “contribuir de forma significativa para que os produtos de apoio sejam cada vez mais acessíveis e mais adequados às especificidades de cada situação”.

Nesse sentido, adiantou que o Banco Regional de Produtos de Apoio, agora criado, responderá a essa necessidade, disponibilizando, de forma agregada, um conjunto de informações sobre o acesso a produtos de apoio em toda a Região, disponíveis para empréstimo ou a custos reduzidos.

Andreia Cardoso frisou ainda a importância do contributo de todos aqueles que já foram utilizadores de produtos de apoio, ou os seus familiares, e que deles já não necessitam, através da doação dos mesmos a uma instituição parceira.

Além da informação sobre produtos de apoio, também será possível encontrar no portal informação sobre o Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio, que, segundo a governante, é “outro recurso importante para quem se vê limitado no exercício das suas atividades, por via de alguma deficiência ou incapacidade temporária”.

A Plataforma da Segurança Social dos Açores, acessível através do endereço eletrónico https://app.seg-social.pt/plataforma/, pretende facilitar o acesso e o contacto dos cidadãos com as Instituições Particulares de Solidariedade Social, bem como disponibilizar informação de caráter prático que permita aceder e conhecer as respostas mais adequadas às necessidades de cada um e com maior proximidade geográfica.

Esta plataforma facilita a localização das mais de 600 respostas sociais protocoladas com a Segurança Social dos Açores, assim como permite consultar informação das entidades, nomeadamente os tipos de resposta que disponibilizam, a morada, os contactos e o horário de funcionamento.

Será também possível, através desta Plataforma, solicitar atendimento por marcação junto dos serviços, sendo disponibilizada, de imediato, a informação dos documentos necessários e dos horários disponíveis, contribuindo para que a informação pretendida seja obtida de forma mais rápida.

A Plataforma da Segurança Social dos Açores será alvo de atualização permanente e irá permitir ainda o acesso a informação estatística relevante para o conhecimento da Rede de Respostas Sociais disponível nos Açores.

A responsável pela pasta da Solidariedade Social adiantou que esta plataforma estará em “contante construção”, tendo potencial para o desenvolvimento de novas funcionalidades, como a possibilidade de inscrição online na lista de espera única para os Lares de Idosos, que deverá ser o próximo passo.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*